O Mundo em Transe

Por Jaime Leitão

O mundo vive  um dos momentos mais tensos e perigosos das últimas décadas. A insensatez  de poderosos –  que se negam a buscar entendimento , preferindo o  guerra, a beligerância, ao  diálogo para se atingir um acordo que poupe milhares ou até milhões de vidas – é simplesmente assustadora.

Uma Terceira Guerra Mundial devastaria o planeta e o que restaria seriam  fragmentos radioativos  de uma civilização com potencial para se autodestruir inúmeras vezes. Uma vez só basta.

Minimizar ou até se solidarizar com a ação militar de Putin, atacando a Ucrânia, de forma cruel e impiedosa, é ser conivente com a destruição e a morte.

Putin está há 22 anos no poder e já criou brechas na Constituição para permanecer no poder pelo menos até 2035.

Putin, com a sua atitude beligerante, lembra um pouco Ivan o Terrível, que governou a Rússia com mão de ferro há cerca de 500 anos.

O mundo treme. Há motivos sim para temer o pior.  Esperamos que a mente do “imperador” não prevaleça sobre o bom senso daqueles que são radicalmente contra a guerra e o que ela representa.

Queremos paz. Não precisamos de guerra. Por mais utópico que seja pedir paz  em um mundo com tamanha intolerância e agressividade.

O colaborador é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.