Na foto de arquivo, a ex-deputada federal Aline Corrêa (PP) ao lado do vereador Júlio Lopes (PP) em entrevista

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, José Júlio Lopes de Abreu (PP), é um dos doze arrolados pela defesa da ex-deputada Aline Corrêa (PP) contra a acusação de 88 imputações no delito de peculato por, de acordo com a acusação do Ministério Público Federal, desviar e se apropriar de parte dos valores pagos a dois “funcionários fantasmas”: Reinasci Cambui de Souza (entre 11 de outubro de 2007 e 31 de maio de 2012) e Vera Lucia Leitte Souza Chiba (entre 14 de setembro de 2012 e 31 de janeiro de 2015).

A ação penal faz parte da investigação da Operação Lava-Jato, que tem como réus: Rafael Angulo Lopez, Ivan Vermon Gomes de Oliveira Junior, Aline Lemos Corrêa de Oliveira Andrade, Alberto Youssef, Pedro da Silva Corrêa de Oliveira Andrade Neto, Marcia Danzi Russo Corrêa de Oliveira e Fábio Corrêa de Oliveira Andrade Neto.

Na foto de arquivo, a ex-deputada federal Aline Corrêa (PP) ao lado do vereador Júlio Lopes (PP) em entrevista
Na foto de arquivo, a ex-deputada federal Aline Corrêa (PP) ao lado do vereador Júlio Lopes (PP) em entrevista

O vereador rio -clarense, que não se pronunciou sobre o fato, está intimado a comparecer à audiência marcada para esta quinta-feira, 23, às 14h40 na 2ª Vara Criminal de Rio Claro, de acordo com despacho do juiz Antonio Fernando Scheibel Padula, do dia 3 de julho.

DEFESA

De acordo com a defesa, à qual esta coluna teve acesso, com exclusividade, preliminarmente, os advogados de defesa trabalham com a hipótese de inépcia da denúncia, devido à ausência de individualização do comportamento da denunciada e narrativa dos fatos, incluindo declaração da Vera Lúcia de que “não transferiu nenhum valor relativo ao seu salário a quem quer que fosse”; e declaração, ao inquérito policial, do assessor Ivan Vernon que acreditava “que quando Vera[assessora] passou a trabalhar com Aline Correa [com a cassação do pai, Pedro Corrêa], a situação do acordo perdurou, embora o declarante acredite que Aline Corrêa não tenha conhecimento”. “(…) basta ler a denúncia a partir do parágrafo (…) para perceber que todas as condutas relatadas dizem respeito à atuação de Pedro Corrêa e/ou Ivan Vernon, e não de Aline Corrêa” alega a defesa da ex-parlamentar.

Figuram no rol de testemunhas da ex-deputada e cidadã rio-clarense (conforme título aprovado e entregue pela Câmara Municipal em 2014), além do vereador Julinho Lopes (PP); o catanduvense Jurandyr Copato Godoy Bueno; Meire Cristina Trindade; Vanessa Soares; Arildo Gomes; Aldemir Pereira Coutinho; Vicente de Paulo Pereira Esmeraldo; deputada Gorete Pereira (PR/CE); deputado Paulo Roberto Gomes Mansur (PRB/SP); deputado Givaldo Carimbão (PROS/AL); deputado Maurício Quintella Lessa (PR/AL); e o deputado José Wellington Roberto (PR/PB).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.