Profissionais da Defesa Civil de Rio Claro foram divididos em dois grupos, sendo que o primeiro participa da oficina no dia 18

A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou nesta semana as oficinas preparatórias para a Operação Estiagem 2023, que tem início oficialmente em 1º de junho. A edição deste ano contará com 15 oficinas presenciais que serão realizadas em todas as regiões do estado entre os meses de abril e maio.

Durante as oficinas, os agentes municipais receberão intenso treinamento prático ao longo de todo o dia.

As equipes volantes da divisão de capacitação percorrem os municípios aplicando o treinamento para os agentes e gestores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil para atuação efetiva e sistêmica durante o período de estiagem, com vistas à redução dos incêndios florestais.

A capacitação é dividida em duas etapas: na fase teórica os alunos aprendem sobre o acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem e o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência (PAME), monitoramento da umidade relativa do ar (URA) e inserção de dados no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC), protocolo de acionamento de aeronaves e crimes ambientais relacionados a incêndios; já na fase prática aprenderão técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, além do correto uso dos equipamentos e regras de segurança para deslocamento na mata. Em 2022 foram capacitados 1.473 agentes de defesa civil dos municípios paulistas.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida Kuroishi, esse treinamento é muito importante: “A nossa equipe foi dividida em dois grupos, sendo que o primeiro participa do treinamento agora já no dia 18 de abril e o segundo no dia 17 de maio. É uma oportunidade de conhecer novas técnicas e aprimorar as já existentes, além da troca de experiências. Em Rio Claro todos os anos atendemos inúmeras ocorrências de incêndio, sendo os principais pontos a Feena, área rural e terrenos baldios”.

Dados

Na última edição da Operação Estiagem e Operação Corta Fogo houve uma redução recorde nos focos de incêndios florestais em todo o estado de São Paulo. Em 2022 foram contabilizados 1.008 focos de incêndio em todo o Estado de São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, uma redução de 79% se comparados com os 4.884 focos de incêndio registrados no mesmo período de 2021.

Tags:

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.