Um evento realizado pela Defesa Civil Estadual reuniu representantes de 177 cidades que fazem parte do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) e contou com ciclo de palestras orientadoras sobre gestão de riscos e desastres e estratégias de comunicação. Tudo isso faz parte da Operação Chuvas de Verão. Além disso, foram lançadas as campanhas “Não se Arrisque”, “Projeções meteorológicas para o verão” e “Ações do Departamento de Proteção e Defesa Civil” pela Defesa Civil Estadual.

Nos meses que antecederam a Operação Chuvas de Verão, equipes volantes da Defesa Civil percorreram o estado de São Paulo capacitando os agentes de defesa civil municipal. Foram realizadas oito oficinas com aulas teóricas e práticas sobre como agir diante de ocorrências, como deslizamento de terra, inundação, montagem de abrigo e gestão de crise. Ao todo foram capacitados cerca de 800 agentes municipais, que serão multiplicadores em suas regiões.

A Defesa Civil do Estado trabalha com medidas para minimizar os desastres e proteger a população, especialmente as que residem em áreas mais vulneráveis. O Estado conta com 813 instrumentos de identificação de risco, que atendem 322 municípios com maior vulnerabilidade para deslizamentos e inundações.

Durante o evento, foram entregues ainda 37 viaturas da Defesa Civil para 31 municípios paulistas. A entrega faz parte da ação de aparelhamento, para o fortalecimento das Defesas Civis Municipais. Ao todo já foram entregues 477 viaturas, com um investimento de R$ 76 milhões.

Inovações

A população já conta com a emissão de alertas pelo WhatsApp. Agora, além do envio dos alertas pelo SMS 40199, as mensagens são recebidas pelo aplicativo de conversas instantâneas. Basta um cadastro enviando uma mensagem para o número 61-2034-4611 e seguir as orientações do chatbot.

Outra importante inovação é a ferramenta de monitoramento em plataforma georreferenciada, capaz de identificar, em tempo real, áreas com possibilidade de deslizamento de terra em todo o território do estado de São Paulo. A nova tecnologia foi desenvolvida pela ClimaTempo e disponibilizada para a Defesa Civil Estadual. A ferramenta utiliza dados de estações meteorológicas de superfície, satélites e radares.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.