Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Manifestantes antidemocráticos invadiram no início da tarde deste domingo (8), o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília/DF. A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida.

O Congresso Nacional foi o primeiro alvo. Em seguida, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos. Em todos os prédios houve depredação e vandalismo. Até a publicação desta notícia, 1200 pessoas já haviam sido identificadas e detidas pelas forças de segurança. Desde então a capital do Brasil está sob intervenção federal na área de segurança pública. O decreto feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é válido até 31 de janeiro próximo. A interdição será comandada pelo secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.

Lula decreta intervenção federal na segurança pública do DF. Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert.

E nesta segunda-feira (8) Brasília amanheceu com um novo governo após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afastar o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, por 90 dias do cargo. A vice-governadora, Celina Leão (PP), assumirá o comando do Executivo local nesse período.

Ainda ontem, o secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, havia sido exonerado por Ibaneis. Em vídeo o governador pediu desculpas aos chefes dos Três Poderes. Segundo ele, agora afastado, “não se imaginava que os atos tomariam tal proporção”. Alexandre de Moraes disse em nota que ambos, o governador afastado e o secretário exonerado, serão incluídos no inquérito que investiga atos antidemocráticos.

Ônibus e caminhões com manifestantes também estão proibidos de ingressar no Distrito Federal até o dia 31 de janeiro. A decisão fez parte das medidas tomadas pelo ministro, publicadas na madrugada desta segunda-feira (9).

Moraes determinou também a apreensão e bloqueio de todos os ônibus identificados pela Polícia Federal. Segundo a decisão, os proprietários deverão ser identificados e ouvidos em 48 horas, apresentando a relação e identificação de todos os passageiros.

E o presidente Lula irá se reunir no final da tarde de hoje com Fórum de Governadores. O pedido feito ontem a noite pelos governadores foi confirmado hoje na agenda do presidente. A reunião irá contar com representantes dos ministérios competentes e dos demais Poderes.

Além dessa reunião, a agenda de Lula nesta segunda-feira conta com reunião no Palácio do Planalto com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, reunião com o ministro da Defesa e representantes das Forças Armadas, telefonemas do primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Reprodução/Agenda do Presidente/www.gov.br

Galeria de imagens