O Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi Rio Claro tem coordenação do ator e diretor Marcos Calegari (foto arquivo pessoal)

O espetáculo ‘Personas’, parte integrante dos 30 anos de jornada do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP, instiga o público a refletir sobre seus próprios momentos como persona. Em um teatro de variedades e peculiaridades, a peça acontece no Sesi Rio Claro, nos dias 4, 5, 11 e 12 de novembro, às 20h. Os ingressos estão disponíveis somente para reserva gratuita no sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi) e são limitados.

Reunindo memórias e fazendo referência aos clássicos, o espetáculo reflete sobre a eternidade das personagens, como Hamlet e Ofélia, de Shakespeare, ou Madame Clessi, de Nelson Rodrigues, palhaços a La Plínio Marcos, à espera de Godot, de Samuel Beckett. São sombras que fingem ser pessoas de carne. São personas, uma personalidade apresentada aos outros como real. A composição ilustra as personagens que buscam um corpo que as possam representar.

A peça faz parte do trabalho coletivo do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi Rio Claro, sob direção de Marcos Calegari, orientador de Artes Cênicas do Sesi-SP, e está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, neste ano, o tema ‘Portas Abertas’.

“Lancei à turma a proposta de pesquisar as peças que já estavam ali: nas gavetas, nos camarins e nas coxias. Começamos com o Diário de Bordo, em que cada aluno escrevia sua percepção sobre o processo de criação e inquietações. Aliadas à espontaneidade, as aulas dilatam a presença e a criatividade. Logo cedo os alunos-atores percebem que o processo cênico é feito de muitas camadas, aprendendo a valorizar os muitos ofícios que o teatro abrange”, ressalta o orientador.

Assim como nas temporadas passadas, o Cena Livre traz à tona a liberdade de experimentação, em uma composição interdisciplinar que só o teatro amador pode oferecer. Prestigie! O Sesi está localizado na Avenida M-29, 441, Jardim Floridiana.

Trabalho – Todos os anos, em novembro, ao fim do Módulo Múltiplas Linguagens do NAC, os alunos apresentam os espetáculos inéditos, idealizados e produzidos com direção e mediação de seus orientadores de artes. Gratuitas, as apresentações fazem parte do processo formativo do curso livre anual.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.