O indicado é respeitar o isolamento social para se evitar o contágio pelo novo coronavírus, cuja transmissão é mais rápida e as contaminações não apresentam tendência de queda no momento.

No entanto, buscando manter a saúde física e mental, praticantes de atividades físicas têm tentado manter uma rotina saudável durante a quarentena. Mas há riscos ao realizar caminhadas ou corridas, por exemplo, ao ar livre? O suor de uma pessoa contaminada pode se espalhar no ambiente?

De acordo com a infectologista Suzi Berbert, o suor não transmite o novo coronavírus, mas o aumento de partículas expelidas pelos pulmões numa atividade mais intensa pode gerar um risco de contaminação.

“O vírus é transmitido pela respiração. Quando se está correndo ao ar livre, aumenta-se o débito cardíaco e a pessoa respira mais profunda e intensamente. Existe a teoria recomprovando que se aumenta a quantidade de partículas expelidas pelos pulmões. Quem estiver ao redor pode ocasionalmente se contaminar. É um meio possível, mas não o mais comum. Mas os cuidados devem ser tomados, pois a concentração de partículas respiratórias dessas pessoas pode aumentar”, destaca a infectologista.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA