Com foco na importância do cuidado na saúde do homem, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza neste mês ações da campanha Novembro Azul. “Mais do que abordar a prevenção ao câncer de próstata, a campanha chama a atenção para o cuidado geral da saúde do homem”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Neste mês estão sendo realizadas busca ativa de homens com mais de 45 anos que tenham hipertensão ou diabetes. “O objetivo é assisti-los com qualidade e efetividade na rede municipal de saúde, melhorando a adesão do tratamento e acompanhamento”, observa Giulia.

A busca ativa se dá por meio da central de acesso avançado, que faz o contato com o paciente para o agendamento de consultas na unidade de saúde de referência. “É importante manter o cadastro atualizado e que o paciente atenda a ligação feita pela central a partir do número 3315 0189”, pontua Murylo Muller Cesar, chefe de gabinete da Fundação de Saúde.

Ao longo do mês as unidades básicas de saúde também terão os atendimentos ampliados. Haverá mutirões para atender os homens em sábados e período noturno. O cronograma prevê atendimento no dia 19 nas unidades do Wenzel e do Vila Cristina; nos dias 21 e 22 horário ampliado no Vila Cristina; dia 23 horário ampliado na UBS da Avenida 29; e dia 26, atendimento na unidade da Avenida 29 e do Cervezão. Durante os mutirões também serão realizados testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e vacinação. Nas quatro unidades serão ministradas palestras sobre cuidados para a saúde do homem.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.