BRK Ambiental investe na troca e na extensão de cerca de 1,2 mil metros de novas redes de esgoto no município.

Embora não visíveis por estarem sempre enterradas nas vias públicas, as redes de esgoto são tubulações bastante presentes na rotina dos rio-clarenses. Responsáveis por direcionarem todo o esgoto dos imóveis até às estações de tratamento, as redes são implantadas para durarem décadas, mas assim como as instalações elétricas ou os equipamentos eletrônicos, elas também têm uma vida útil. Em Rio Claro, a BRK Ambiental – responsável pelos serviços de esgoto no município – possui um programa anual de trocas de redes.

Em 2020, a principal ação de substituição das redes de esgoto na cidade ocorreu em área da Floresta Estadual. Foram quinze dias consecutivos de trabalho em valas com cerca de quatro metros de profundidade que resultaram na troca de um trecho de cerca de 520 metros do emissário de esgoto, localizado em área da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).

A obra foi executada no final de setembro como uma ação preventiva à sobrecarga de esgoto identificada no trecho de rede. “As tubulações existentes no local eram de material ultrapassado; redes antigas que já estavam no limite da capacidade de atendimento”, explica o coordenador de operações da concessionária, Luís Henrique Batista Ramos.

A obra contemplou a substituição das tubulações de concreto que existiam no local por novos dutos, de 400mm, e de material PVC (Policloreto de Vinila), com melhor qualidade e durabilidade. O trecho também recebeu nove novos Poços de Visita (PVs) e uma caixa de inspeção de concreto; estruturas que servem para dar acesso às tubulações em caso de necessidade de limpeza ou manutenções. “Com as adequações realizadas, material mais avançado e durável, e nova estrutura ao trecho do emissário, esse trabalho preventivo garante mais eficiência ao sistema de esgotamento sanitário no trecho”, destaca Ramos.

A tubulação que recebeu a melhoria é responsável por coletar e afastar todo o esgoto dos bairros Parque Mãe Preta, Vila Industrial, Jardim Parque Residencial e parte do bairro Arco Íris e São Miguel, destinando todo esse efluente – cerca de 95 litros de esgoto por segundo –  até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Conduta, onde ele é tratado e devolvido limpo ao Ribeirão Claro.

O coordenador de operações esclarece ainda que o trabalho preventivo, neste trecho do emissário, foi fundamental, justamente, por sua localização. “Por passar dentro de uma reserva estadual, atuamos com o objetivo de melhorar a infraestrutura, garantindo a plena operação do sistema de coleta e afastamento do esgoto no trecho, e agindo de forma preventiva a qualquer tipo de ocorrência que possa comprometer a vegetação local ou o corpo hídrico. Buscamos continuamente por mais qualidade nos serviços de esgoto prestados em Rio Claro”, afirma.

O trabalho de substituição das tubulações do emissário de esgoto na Feena foi executado após a emissão de todas as licenças ambientais necessárias.

Além das trocas/substituições das tubulações de esgoto, a BRK Ambiental também executou neste ano a extensão de cerca de 720 metros de redes de coleta no município, obras que atendem ao crescimento urbano da cidade. As principais expansões do sistema de coleta de esgoto aconteceram na Vila Paulista, Vila do Sobrado, Jardim das Nações, Vila Anhanguera e Jardim das Palmeiras.

Rio Claro é referência em saneamento básico e o trabalho contínuo e preventivo desempenhado pela BRK Ambiental na expansão e na infraestrutura do sistema de esgoto do município tem garantido melhorias na qualidade de vida e na saúde da população por meio da destinação adequada dos esgotos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.