Matheus Pezzotti

Na última edição, RC fez a sua estreia e por pouco não foi rebaixado, ficando em 15º lugar
Na última edição, RC fez a sua estreia e por pouco não foi rebaixado, ficando em 15º lugar

O formato ‘tradicional’ está de volta à final do Novo Basquete Brasil. Na última terça-feira (7), em Assembleia Geral da Liga Nacional de Basquete (LNB), realizada na sede da entidade, em São Paulo, os representantes dos clubes filiados optaram por retomar o modelo de playoff com cinco partidas para a decisão, adotado nas três primeiras edições do nacional.

O formato dos playoffs também sofreu alteração. Os confrontos de mata-mata serão disputados no modelo 1-2-1-1, com os jogos 2, 3 e 5 a serem realizados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação. Nas duas últimas edições, o formato foi o 2-2-1 e o time melhor classificado sediou os jogos 1, 2 e 5.

“Chegou a hora de voltarmos à final em cinco jogos. Foi muito importante a experiência que tivemos nas últimas quatro edições, com jogos na TV aberta. O NBB ganhou extrema visibilidade e isso ajudou no processo de consolidação da competição. Hoje, temos um campeonato forte e, assim como as principais competições mundiais, será emocionante voltar a decidir o título numa série de cinco partidas”, afirmou o presidente da LNB, Cássio Roque.

Também na assembleia, 16 clubes formalizaram o pedido de inscrição para participar da temporada 2015/2016 do NBB. Com exceção do Palmeiras, que oficializou seu afastamento do estadual e do nacional, todos os participantes da última edição do NBB manifestaram o interesse em disputar a oitava edição: o atual campeão Flamengo, Bauru, Rio Claro Basquete, Limeira, Basquete Cearense, Brasília, Franca, Macaé, Minas Tênis Clube, Mogi das Cruzes, Paulistano, Pinheiros, São José e Uberlândia.

A novidade é o Caxias Basquete (RS), campeão da Liga Ouro 2014. Com a ausência do Palmeiras, a Liga Sorocabana, rebaixada à Liga Ouro no último NBB, tem direito à vaga nesta temporada e também fez sua solicitação.

As equipes têm 30 dias para apresentar a documentação necessária e comprovar que possuem condições técnicas, financeiras e estruturais para a disputa. A LNB avaliará as inscrições de todos os times para decidir em nova reunião, ainda em agosto, quais serão os participantes e também vai divulgar a tabela completa de jogos.

Assim como no ano passado, somente o último colocado do NBB será rebaixado à Liga Ouro, enquanto que o campeão da Divisão de Acesso terá o direito de pleitear uma vaga na elite.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA