Mutirões contra a dengue em Rio Claro recolheram mais de 16 t de materiais

Mutirões contra a dengue em Rio Claro recolheram mais de 16 t de materiais

Para prevenir a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, Rio Claro vem realizando mutirões aos sábados. Nos três mutirões mais recentes a prefeitura recolheu quase 17 toneladas de materiais, como pneus velhos, latas, garrafas e entulho.

No último sábado (15) cerca de cinco toneladas foram recolhidas no Jardim das Flores, São Jorge e São José onde os agentes da Fundação Municipal de Saúde realizaram vistorias nas residências e orientaram a comunidade. A ação também contou com a Secretaria do Meio Ambiente, com o serviço cata-bagulho.

“Caso não tivesse sido recolhido, esse grande volume de materiais possivelmente seria utilizado como criadouro pelo mosquito Aedes aegypti”, observa Valdirene Bordin, responsável pelo setor de combate a endemias da Fundação de Saúde.

Os mutirões anteriores foram realizados nos bairros Vila Industrial e Mãe Preta e Jardim Progresso e Ipanema e o próximo mutirão está programado para dia 29 de abril. Além dos mutirões, o trabalho preventivo à dengue conta com ações realizadas durante a semana que incluem visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos.

“O descarte correto de materiais é fundamental para evitarmos a proliferação do Aedes e a população tem participação decisiva neste trabalho”, ressalta Pedro Buzzá, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses.

De acordo com o boletim emitido na quinta-feira (13) pela Vigilância Epidemiológica, Rio Claro tem neste ano 213 casos confirmados de dengue. Não há casos de zika vírus e febre amarela, também transmitidas pelo Aedes.