Rio Claro conclui no sábado (17) quase 300 cirurgias oftalmológicas realizadas em quem aguardava pelo procedimento de catarata ou pterígio. Foram operados 121 pacientes que já tinham feito a cirurgia no primeiro olho e precisavam do procedimento também no outro olho. A primeira etapa do mutirão foi realizada em 27 de agosto, quando 173 pacientes fizeram a cirurgia, totalizando 294.

“Com o mutirão atendemos pessoas que aguardavam há anos por essas cirurgias, e vamos continuar trabalhando para que as pessoas contem cada vez mais com atendimento de qualidade na saúde”, frisa o prefeito Gustavo.

As cirurgias foram realizadas no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). Dos 121 pacientes operados no sábado, 91 tinham catarata e 30 pterígio. No domingo (18) os pacientes retornaram ao Cead para o pós-operatório. A próxima consulta será no sábado (24), quando os pacientes passam por avaliação médica. Além disso, os pacientes foram orientados para em caso de qualquer intercorrência procurar o Cead para atendimento.

“A redução da espera por estas cirurgias eletivas é uma demanda importante e que nos empenhamos para conseguir atender, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para estas pessoas”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Para as cirurgias, o município contou com emenda parlamentar de 500 mil reais, conseguidos por meio de articulação do vereador Julinho Lopes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.