Jonathan Faganello, que também integra a banda de Rio Claro Burning Symphony

Valdira Guimarães Augusto

Jonathan Faganello, que também integra a banda de Rio Claro Burning Symphony
Jonathan Faganello, que também integra a banda de Rio Claro Burning Symphony

O harpista rio-clarense Jonathan Faganello é um dos integrantes do projeto Marmor, cuja proposta reúne diversas áreas das artes, como música, literatura, artes visuais, HQ e RPG. O projeto multimídia conta com o livro intitulado Alma Celta, no qual está incluso o CD com dez faixas, sendo que cada uma é baseada em um capítulo da publicação. O livro e o CD foram laçados no evento Comic Con Experience, em São Paulo, no mês de dezembro.

Conforme o músico rio-clarense, Marmor foi idealizado por Marcelo Moreira que, além de principal compositor e baterista, é conhecido por fazer parte do Almah, banda do ex-vocalista do Angra. Além de Faganello, o projeto inclui Alexei Leão, renomado produtor do sul do país; o orquestrador Antônio Teoli, designer de áudio da Samsung Brasil, e ainda Gus Monsanto, Claudia Barron, Siddharta Gabriella e Rodrigo Gnomo. Há também a violinista inglesa Anna Phoebe, que já tocou com Jon Lord (Deep Purple), Ian Anderson (Jethro Tull) e Steven Tyler (Aerosmith), entre outros. Além disso, integram o projeto Rogério Vaz, guitarrista e produtor musical da TV Globo; e tem a participação de mais de 20 artistas nacionais e internacionais.

“O convite surgiu após minha apresentação no programa Altas Horas em 2011. O Marcelo Moreira me contatou e explicou que se interessou por mim por eu ter um estilo totalmente diferente dos outros harpistas. Desde então, fomos nos comunicando e dando seguimento ao projeto”, recorda Faganello.

O rio-clarense adianta que o projeto envolve uma trilogia, sendo que este primeiro livro aborda a mitologia celta, na sequência vão trabalhar a mitologia nórdica e, em seguida, a egípcia. Sobre este primeiro trabalho, o harpista destaca que, quem quiser conferir, o álbum completo com as músicas já está disponibilizado no YouTube. Já o livro, que está acompanhado do CD, pode ser adquirido pelo site da Livraria Folha.

“O Marmor reúne vários artistas em um projeto que conta com livro, CD e está expandindo, pois em breve terá história em quadrinhos e RPG. São vários artistas renomados, não apenas do Brasil, como também do exterior. No meu caso, recebi em Rio Claro o material sobre o que deveria ser gravado da parte de harpa. A previsão é de que em breve faremos uma turnê”, comenta o rio-clarense.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.