Na próxima semana, os usuários do transporte coletivo contarão com horário estendido na central da empresa de ônibus

Wagner Gonçalves

A tendência de muitas companhias de transporte coletivo tem sido a de contar apenas com motoristas para conduzir passageiros. Em muitos casos, assim como em Rio Claro, os condutores são os que recebem o valor da tarifa e liberam a catraca. No município, está em andamento a troca dos cobradores por validadores eletrônicos.

Emerson Roberto de Lima, que costuma usar o ônibus poucas vezes, diz já ter visto alguns motoristas que recebem a tarifa nos veículos que não têm cobradores. “É algo perigoso, creio que, com esse novo formato, as coisas possam melhorar”, comentou, dizendo que sua mulher utiliza com mais frequência e, como paga em dinheiro, poderá ver vantagem na prática.

Na próxima semana, os usuários do transporte coletivo contarão com horário estendido na central da empresa de ônibus
Na próxima semana, os usuários do transporte coletivo contarão com horário estendido na central da empresa de ônibus

Durante o mês de agosto, a empresa responsável pelo transporte coletivo do município de Rio Claro vem efetuando mudanças no sistema de cobrança dos passageiros. A empresa Rápido São Paulo já começou a colocar em operação alguns veículos sem cobradores, em período de teste, para verificar a demanda de usuários por linha.

Atualmente os ônibus possuem catracas com validador eletrônico, mas ainda há os auxiliares de viagem que têm por função receber o valor das tarifas em dinheiro ou mesmo para liberar a passagem após o pagamento.

A partir do novo formato, haverá autonomia do passageiro ao pagar com o passe eletrônico. O prazo inicial para a entrega era até o fim de agosto, mas, devido a um atraso da empresa que fornece os validadores, a Rápido São Paulo informou que a troca começará a ser feita na primeira quinzena de setembro e a conclusão até o fim do referido mês.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Rio Claro, Waldemar Neuton da Silva, este é um caminho sem volta no que diz respeito à aplicação dos validadores. “Este é um reflexo da modernização dos sistemas, via esta que a maioria das empresas está tomando”, comenta o presidente, dizendo que o maior problema seria o fechamento dos postos de trabalho.

VENDAS AVULSAS E HORÁRIO ESTENDIDO

“Torcemos para que isso não ocorra”, destacou, informando, no entanto, que os atuais cobradores estão em processo de realocação de função. Conforme a gerência operacional da Rápido São Paulo, os cobradores serão transferidos para função de orientadores e vendedores de créditos, seja no terminal central ou nos pontos finais, onde haverá as vendas avulsas de créditos.

As vendas serão feitas, além de no terminal, em dos postos credenciados nos bairros, contando com mais de 200 estabelecimentos, como pontos comerciais e bancas de jornal. “Também será vendido o bilhete unitário com um crédito somente, sem custo do cartão, sendo que, quando o usuário passar pela catraca, o validador reterá o cartão unitário”, informou a nota da empresa de transportes.

O horário de funcionamento do terminal central será ampliado, a partir do dia 1º de setembro, passando a atender das 7h15 às 22h, de segunda a sábado, e aos domingos e feriados das 8h às 16h.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.