Na região do complexo hospitalar, onde se localiza o Hospital Santa Casa de Rio Claro, a disputa por um espaço é ainda maior

Carine Corrêa

Falta de vagas: motoristas relatam dificuldades para estacionar na região de complexo hospitalar
Falta de vagas: motoristas relatam dificuldades para estacionar na região de complexo hospitalar

Encontrar uma vaga no centro de Rio Claro já virou sinônimo de sorte. Isso porque, principalmente no horário comercial, definido entre as 8h e 18h, é preciso paciência para encontrar uma vaga em vias públicas que permita o estacionamento de veículos. Na região do complexo hospitalar, onde se localiza o Hospital Santa Casa de Rio Claro, a disputa por um espaço é ainda maior.

O vendedor Alex Alberto Lahr observa a necessidade de se ofertar um maior número de vagas naquela região, especialmente por se tratar de uma área hospitalar que recebe uma grande quantidade de pacientes. “Trabalho com vendas e pelo menos uma vez por semana passo por aqui. Observo a necessidade de uma alternativa de estacionamento neste ponto do Centro. Muitas pessoas vêm com a saúde comprometida, o que dificulta ainda mais sua locomoção”, analisa o rapaz.

Nesta semana, a questão foi problematizada na Rádio Excelsior Jovem Pan. Um ouvinte expôs a dificuldade de pacientes que passam com frequência pelo procedimento de hemodiálise. Ele relatou que, como essas pessoas estão debilitadas e não conseguem caminhar, os acompanhantes que vão levá-las ou buscá-las na unidade não podem parar os carros em frente ao hospital, porque é proibido. O ouvinte ainda comentou que, apesar das vagas do outro lado da Avenida 15, onde é permitido estacionar, não há muito espaço em virtude do ponto de táxi, que ocupa alguns desses espaços.

O motorista Celso Lourenço Teixeira sugere como alternativa uma maior tolerância para os carros que estacionarem nas vagas destinadas aos táxis. “Se algum paciente precisar estacionar o carro, poderia fazê-lo sem correr o risco de ser penalizado”, avaliou. Ele também alerta para que os motoristas tenham mais consciência, no sentido de não obstruir o caminho nas vias que cercam o complexo hospitalar. “É uma questão de bom-senso. Muitos param no meio da rua ou ainda estacionam temporariamente na faixa das ciclovias, em frente ao hospital. A rua é estreita e prejudica o trânsito”, considerou Teixeira.

Sobre a questão no complexo hospitalar, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário informa que, do lado esquerdo da Avenida 15, entre ruas 2 e 3, existe uma vaga de curta duração para embarque e desembarque de passageiros. “No trecho há três vagas para taxistas e as demais vagas são para estacionamento normal de veículos. A secretaria está avaliando juridicamente uma alternativa para transformar todas as vagas desse trecho da via, com exceção das vagas destinadas aos táxis, em espaços de curta duração. A proposta está em estudo e ainda não há data definida para entrar em funcionamento”, acrescentou a pasta.

Já a assessoria da Santa Casa esclareceu que o serviço de Hemodiálise que fica na Avenida 15 em prédio anexo é terceirizado e sua responsabilidade não cabe ao hospital.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.