Cenas de animais de grande porte soltos na área urbana são comuns em vários bairros de Rio Claro. Situação gera perigo de acidentes e é motivo de preocupação

A manhã de ontem, terça-feira (28), foi marcada por um acidente em que um motociclista ficou ferido após colidir contra um animal de grande porte. O caso foi registrado no trecho que dá acesso ao bairro Bonsucesso e atendido por uma equipe da Polícia Militar Rodoviária.

De acordo com as autoridades de segurança, a vítima colidiu contra uma vaca. Após o acidente, o animal fugiu do local tomando rumo ignorado e o condutor da motocicleta fraturou a perna, sendo socorrido até uma unidade de saúde.

Cenas de animais de grande porte circulando livremente pelas vias são comuns em vários bairros de Rio Claro. Recentemente, cinco cavalos foram recolhidos pela prefeitura no Jardim Novo I. A operação foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente após o departamento de Proteção Animal (DPA) ser acionado por moradores do bairro, e contou com o apoio da Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Civil. Os animais foram recolhidos ao DPA, estão sendo alimentados, chipados e recebendo os demais cuidados necessários, como exames médicos.

Os cavalos foram retirados da via pública, na Rua 1, onde representavam perigo para o trânsito. Na oportunidade, o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli, declarou: “Voltamos a fazer apelo à posse responsável, é fundamental que os donos cuidem direito de seus animais e não os deixem soltos nas ruas”.

Após a recolha foi estipulado um valor de R$ 380,00 por animal para que o proprietário o retirasse e voltasse a ter sua posse. Nesse e em outros casos os donos têm um prazo de sete dias para pagamento e retirada. Depois disso, os animais são colocados para adoção.

Quem constatar animais soltos nas ruas ou vítimas de maus-tratos pode ligar para 3532-4115.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.