O empresário José Vitti morreu quarta-feira (29) aos 89 anos

Favari Filho

O empresário José Vitti morreu quarta-feira (29) aos 89 anos
O empresário José Vitti morreu quarta-feira (29) aos 89 anos

O empresário José Vitti, pai do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, José Antônio Vitti (PSDB), faleceu na madrugada da última quarta-feira (29) aos 89 anos. A morte aconteceu em decorrência de uma parada cardíaca, contudo Vitti já estava internado no Hospital Neurológico de Goiânia desde meados de julho, após ter sofrido um acidente doméstico no qual fraturou duas vértebras da coluna cervical.

Filho mais velho do casal de imigrantes Amadeu Vitti e Duzolina Vitti, radicados no bairro da Assistência, o empresário iniciou a carreira de sucesso na Cidade Azul ainda na década de 1950, quando começou o trabalho de extração e fabricação de cal. Em 1961, junto com os irmãos Amadeu, Antonio, Argemiro e Vail, formou a indústria de calcário para agricultura ‘José Vitti e Irmãos’, que, com muito esforço e dedicação, ascendeu no ramo e, em 1970, já figurava como a maior do setor no Estado de São Paulo.

Nessa mesma década, José Vitti se mudou para o Estado de Goiás no intuito de expandir os negócios, onde acabou ficando e consolidando a história da sólida parceria da família Vitti, que culminou na Agropecuária Paraizo S/A, com fazendas em São Paulo e Goiás. De acordo com informações obtidas com a parte da família que reside em Rio Claro, Vitti, que contraiu dois matrimônios (foi casado primeiramente com Francisca, com quem teve os filhos João Batista e Marlene, e, posteriormente, com Marilda, cujos filhos se chamam Ana Cláudia e José Antônio), tinha ainda uma irmã chamada Maria, além de seis netos e três bisnetos.

O ex-prefeito municipal Nevoeiro Junior (DEM), procurado pelo JC, contou à reportagem que cultivava uma grandiosa amizade com Vitti desde o ano de 1968. Sobre o amigo, o também empresário do ramo o denominou como um dos maiores produtores de calcário do Brasil. “Um homem extremamente empreendedor, uma das mais brilhantes pessoas que conheci na minha vida, uma figura à frente do seu tempo. O mundo perde um grande homem e o céu ganha uma nobre alma”, enfatizou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.