Moradores do Residencial Quirino reivindicam a individualização dos hidrômetros

Ednéia Silva

Moradores do Residencial Quirino reivindicam a individualização dos hidrômetros
Moradores do Residencial Quirino reivindicam a individualização dos hidrômetros

Desde que foi inaugurado em dezembro de 2011, o Residencial Quirino, localizado na Estrada do Sobrado, enfrenta inadimplência com a taxa de condomínio. Por conta disso, a conta de água não vem sendo paga e o fornecimento corre o risco de corte. Para resolver o problema, os moradores pedem a individualização dos hidrômetros do conjunto habitacional, que hoje tem apenas um equipamento para os 144 apartamentos.

Reuniões com os moradores foram realizadas na sexta-feira (19) e no sábado (20) para discutir o assunto. Marli Luzia de Oliveira, moradora do residencial, comenta que desde o início do residencial já deveria ter sido entregue com os hidrômetros separados, mas isso não foi feito e os problemas começaram a surgir.

Segundo ela, a inadimplência com o condomínio é grande. Dos 144 moradores, 89 não pagam a taxa, assim o síndico fica sem condições de pagar a conta de água, cujo fornecimento está sob ameaça de corte. As contas de água e condomínio dão cerca de R$ 150,00.

A solução encontrada foi a individualização dos hidrômetros, que já estava prevista na planta. Porém, segundo Marli, os moradores encontram dificuldades para encontrar o responsável para realização da mudança. O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) empurra para a Secretaria Municipal de Habitação, que transfere para a construtora, sem que o problema seja resolvido. Marli e os demais moradores adimplentes temem ficar sem água a qualquer momento mesmo pagando a conta em dia.

O vereador João Teixeira Júnior participou da reunião com os moradores. Segundo ele, a situação é difícil, porque a dívida com o Daae gira em torno de R$ 100 mil. Segundo ele, os moradores pretendem protocolar documento no Daae pedindo a individualização dos hidrômetros, conforme estabelece legislação municipal.

Questionado sobre o problema, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) esclarece que o residencial Quirino possui toda a infraestrutura, incluindo sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto. “O Daae instalou um hidrômetro principal, denominado de macromedidor, equipamento que mede o consumo geral dos nove blocos e também a área comum do condomínio. Em cada bloco existe um hidrômetro, conforme projeto apresentado pela construtora e aprovado pelo Daae em 2010”, afirma.

Com relação à individualização dos hidrômetros por apartamento, a autarquia comenta que a proposta tem que ser apresentada e discutida em conjunto com os condôminos. “Se houver a aprovação, o projeto tem que ser elaborado pelo condomínio e apresentado ao Daae para aprovação técnica. Se aprovado, a implantação de todo projeto tem um custo que deverá ser dividido pelos moradores. No entanto, para que o projeto de individualização do consumo seja implantado, as contas de consumo do condomínio que estão pendentes deverão ser quitadas no departamento”, conclui.

O prefeito Du Altimari informou que o Residencial Quirino foi o último conjunto entregue com hidrômetro coletivo. Os novos loteamentos construídos ou em construção possuem hidrômetros individuais para os moradores.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.