Moradores da avenida 25 entre as ruas 4 e 5, bairro Jardim Donangela, região do Cidade Jardim, entraram em contato com a Redação do JC, questionando o serviço de instalação de tubulação de gás naquela região feito pela empresa Comgás.

“Como que fazem um serviço desse sem consultar os moradores se vão ou não aderirem? Quais os riscos que podem acontecer?”, questiona Leide Catai que reside há mais de 50 anos no bairro. “Ainda bem que temos a opção de não realizar essa conversão no nosso imóvel”, conclui Leide.

Já Izaíra Helena, moradora há 20 anos do bairro ressalta ainda que o custo-benefício dessa obra não compensa. “A tarifa cobrada do gás natural acompanha a variação das cotações internacionais de óleos combustíveis e a taxa de câmbio, portanto esse gás saíra bem mais caro. Vou continuar usando o meu botijão de gás”, comenta. A munícipe diz ainda que nas redes sociais é possível constatar a insatisfação dos moradores de Campinas com a mesma obra que é realizada lá.” Há muitas reclamações naquela cidade com a troca também”, finaliza.

Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) informa que as obras em andamento no bairro Jardim Donangela, no município de Rio Claro/SP, têm como objetivo a expansão da rede de gás natural para atender ao comércio local e residências. A empresa esclarece que a ação acontece com a autorização da Prefeitura Municipal e em coordenação com as autoridades de trânsito.

As autorizações recebidas dos órgãos municipais determinam os dias da semana em que podem ser feitas as intervenções, bem como o horário das atividades. Vale ressaltar que, nos processos de construção e ampliação da rede de gás da Comgás, utilizamos métodos não destrutivos para a implantação da tubulação subterrânea de gás natural encanado. Dessa forma, não há necessidade de abrir grandes buracos em toda a extensão das ruas por onde passará a rede. Ao contrário, são abertas apenas algumas valas, o que minimiza os impactos da obra. As obras neste local estão sendo realizadas em etapas e serão concluídas em janeiro de 2021.

Esclarecemos que a empresa é regulada, portanto, as tarifas são deliberada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), de acordo com o contrato de concessão. O morador escolhe se quer ter gás natural encanado em sua residência.

A Comgás lembra ainda que são inúmeros os benefícios do gás natural encanado para os clientes, como fornecimento contínuo e ininterrupto; mais segurança – por ser mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento e não requer estocagem; pagamento de acordo com o consumo; além de melhoria da mobilidade urbana, por dispensar o uso de caminhões para entrega, e do meio ambiente, por emitir menos poluentes na atmosfera.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.