Veículo abandonado está sobre um monte de terra na APP

Adriel Arvolea

Veículo abandonado está sobre um monte de terra na APP
Veículo abandonado está sobre um monte de terra na APP

Áreas de Preservação Permanente (APPs) de Rio Claro sofrem com invasões e danos ambientais. A situação é verificada no Bonsucesso, Parque São Jorge, Palmeiras e Boa Vista. Nesses espaços, que deveriam receber manutenção para valorização da paisagem e do patrimônio natural e construído, são cultivadas hortas, construídos barracos e criados cavalos.

No Jardim Guanabara I ocorre o mesmo problema. Na Rua 3, entre avenidas 9 e 11, montes de terra foram depositados nas proximidades de uma APP, após a realização de obras de infraestrutura naquele bairro. Junto à terra, há dois veículos abandonados. Um deles está sobre os resíduos acumulados.

No entanto, deveria haver no local uma área coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar da população.

Consequentemente, os efeitos indesejáveis do processo de urbanização sem planejamento, como a ocupação irregular e o uso indevido dessa área, tendem a reduzi-la e degradá-la cada vez mais. Isso causa graves problemas para a cidade e exige um forte empenho no incremento e aperfeiçoamento de políticas ambientais urbanas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.