Na foto de arquivo, Du Altimari, o então ministro da Educação, Henrique Paim, e o prefeito de S.J. dos Campos, Carlinhos

Antonio Archangelo

Na foto de arquivo, Du Altimari, o então ministro da Educação, Henrique Paim, e o prefeito de S.J. dos Campos, Carlinhos
Na foto de arquivo, Du Altimari, o então ministro da Educação, Henrique Paim, e o prefeito de S.J. dos Campos, Carlinhos

O Ministério da Saúde manteve, nessa quinta-feira (2), os prazos iniciais para divulgação das instituições que pretendem implantar curso de medicina em Rio Claro e municípios da região selecionados no âmbito do Edital 03/2013.

De acordo com a assessoria da pasta, e seguindo o cronograma inicial, no próximo dia 8, acontecerá a divulgação das classificadas na 1ª fase. No dia 22 de maio, é prevista a divulgação do resultado preliminar. O resultado final deve sair 24/06/2015.

Esta semana, o Governo Federal selecionou mais 22 municípios para a criação de cursos de Medicina em instituições particulares. Essas cidades estão em oito estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões com menor proporção de vagas de graduação e médicos por habitantes. A medida faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos para ampliar a oferta do curso superior nas regiões que mais precisam.

Em nota enviada a imprensa, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, recitou que “a criação de cursos de Medicina é uma das medidas mais estruturantes do Mais Médicos, pois permite chegarmos a meta de 600 mil médicos em todo o País até 2026. Mas sabemos da importância de expandir as vagas invertendo a lógica que existia antes. Agora, vamos ampliar a formação médica conforme as necessidades identificadas pelo governo federal”, destacou. “Os municípios são chamados a aderir e a se comprometer com as condições para abrir os novos cursos. Este edital permite ampliar a formação médica com a qualidade adequada para a população”, afirmou.

Segundo o ministro da Educação, Luiz Cláudio Costa, “o novo edital dá seguimento à política de expansão de vagas de graduação por meio do Mais Médicos, corrigindo assimetrias regionais no que se refere à proporção de médicos por habitantes e selecionando cidades com condições de atender os critérios de qualidade”.

Com o objetivo de focar em municípios com maior escassez de médicos, o Governo Federal definiu algumas regras inovadoras em compararão com a seleção anterior. Nesta chamada, só foram pré-selecionadas cidades que se localizam em estados com relação de vagas em curso de medicina por 10 mil habitantes inferior a 1,34 e com índice de médicos a cada mil habitantes menor que 2,7. Também é necessário que o município esteja a pelo menos 75 quilômetros de qualquer curso de medicina existente.

AÇÕES ANTERIORES

Medidas de expansão da graduação em Medicina já vinham sendo implementadas desde 2013, quando foram pré-selecionadas os primeiros municípios aptos a receberem curso de medicina. Em 2014, 39 deles foram avaliados positivamente nas visitas in loco e selecionados em caráter definitivo. Após a seleção das cidades, foi aberto edital de concorrência para as instituições de ensino interessadas em abrir os cursos. A previsão é que a lista de instituições selecionadas seja divulgada em 24 de junho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.