Favari Filho

pradabeer
O Brasil figura na quarta colocação no mercado de cervejas do mundo e produziu, em 2010, cerca de 10 bilhões de litros

Países como a Alemanha, a Bélgica e a República Tcheca há séculos carregam a fama de produzirem as melhores cervejas, porém a história da bebida está diretamente ligada à origem da civilização. Não há dados que afirmem a data exata da invenção, o que se sabe é que a descoberta aconteceu devido a um processo de fermentação ocorrido por acaso.

O Brasil figura na quarta colocação no mercado de cervejas do mundo e produziu, em 2010, cerca de 10 bilhões de litros. Dominado pelas grandes fábricas, que juntas detêm 98,2% do mercado, as marcas da AmBev, Grupo Schincariol, Cervejaria Petrópolis e Heineken disponibilizam cervejas do estilo Standard American Lager, enquanto os outros 1,8% são representados pelas cervejas artesanais com estilos variados.

As cervejas artesanais são produzidas quase que de “forma caseira”. Várias microcervejarias, mesmo utilizando equipamentos modernos e engarrafando suas produções, ainda assim são consideradas artesanais, pelo cuidado que têm com a produção, desde os ingredientes básicos, passando pela receita de preparo até o processo de conservantes, que devem ser naturais.

As cervejas caseiras, aquelas feitas em casa com produções limitadas, normalmente de 20 a 40 litros por vez, também podem ser consideradas artesanais. Para os interessados em aprender a fazer cerveja, existem cursos específicos, além de empresas que vendem ingredientes e equipamentos para produção.

A Cervejaria Prada nasceu em Rio Claro pelas mãos de destacados profissionais do ramo que, com a mais moderna tecnologia, conseguiram aliar ingredientes rigorosamente selecionados e habilidade de um Mestre Cervejeiro. A empresa, que produz diversos tipos de cerveja, está em atividade desde 2012 e segue a todo vapor contribuindo para o paladar dos amantes da bebida.

Lançada em dezembro de 2014, a Prada Diablo foi criada para o consumidor que busca uma cerveja diferenciada. Com teor alcoólico de 6,1, o design do rótulo foi inspirado na imagem clássica do diabo com características modernas compatíveis com o público-alvo.

A Prada Diablo é uma cerveja India Pale Ale, estilo que foi originalmente criado pelos ingleses que precisavam resistir à travessia do oceano durante a colonização da Índia. É encorpada e altamente lupulada, levando em conta o antioxidante e bactericida natural encontrado no lúpulo. A Prada Diablo vai além e é mais intensa, mais amarga e saborosa

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.