O surto de meningite que atinge a capital paulista tem deixado o setor de saúde em alerta. Isso porque já são contabilizadas 10 mortes somente este ano em decorrência da doença. Segundo a Prefeitura de São Paulo, já são cerca de 60 casos de meningite meningocócica desde o início do ano.

Na cidade de Rio Claro, a vacina está disponível. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, em nota à reportagem do Jornal Cidade nessa terça-feira (11), a Vigilância Epidemiológica da autarquia identificou aumento na procura pela vacina contra a meningite entre os profissionais de Saúde.

“Desde agosto a vacina está liberada para estes profissionais e para adolescentes menores de 15 anos que não estejam com o esquema vacinal completo. A vacina contra o meningococos C é oferecida gratuitamente no SUS para crianças a partir de 2 meses de idade com reforço (ou vacinação inicial) utilizando a vacina contra os meningococos A, C, W e Y para adolescentes de 11 a 14 anos”, comunica a Prefeitura local.

A vacinação é realizada nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família a partir das 7h30. Não há vacinação nas unidades do Boa Vista, Guanabara e São Miguel.

Na prevenção à meningite a vacinação é fundamental. A doença pode ser grave e até fatal, e os sintomas incluem febre, dor de cabeça, rigidez na nuca acompanhada de vômito tipo “em jato” (vômito que ocorre subitamente, sem enjoos e às vezes de maneira violenta).

Atenção

Podem aparecer pontos vermelhos na pele, espalhados pelo corpo. O atendimento médico e diagnóstico oportuno são fundamentais para instituição rápida de tratamento e possibilidade de cura.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.