A escola Marcelo Schmidt é 23ª unidade da rede pública municipal de ensino de Rio Claro a aderir ao programa Horta nas Escolas, desenvolvido pela prefeitura em ação conjunta das secretarias de Educação e de Agricultura.

Profissionais do departamento municipal de Silvicultura orientaram a implantação da horta na Marcelo Schmidt, em atividade que contou com a participação de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2. Eles prepararam a terra para o plantio das hortaliças, plantas sensoriais e de temperos.

O projeto tem como principal objetivo integrar os diversos tipos de recursos de aprendizagem, acrescentando ao dia a dia da escola a prática da horticultura como fonte de pesquisa e observação e permitindo novas reflexões para os educadores e educandos.

O projeto Horta nas Escolas foi implantado pela prefeitura de Rio Claro em março deste ano e está crescendo a cada mês. A iniciativa contribui para a autoestima dos estudantes. Toda comunidade escolar pode fazer parte do projeto, que visa oferecer aos alunos dinâmicas formas de aprendizagem.

O projeto é desenvolvido de maneira que os alunos coloquem a “mão na massa”, o que lhes permite desenvolver as atividades com autonomia. Já os jardins sensoriais oferecem aos alunos estímulos aos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição), uma vez que possibilitam aos estudantes tocarem nas plantas para sentir suas texturas, formas e aromas.

Ainda neste semestre os alunos da EJA 2 da escola Marcelo Schmidt passaram a utilizar uma horta vertical como laboratório vivo para atividades pedagógicas em educação ambiental. A horta tem vasos feitos de garrafas pet fixados numa parede.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.