Transtornos devido ao fechamento das passagens nos chamados “horários de pico” são frequentes alvos de reclamações por parte dos motoristas

As frequentes queixas da população de Rio Claro sobre os transtornos no trânsito da área central causados pelas manobras de trens foram tema de reunião nessa segunda-feira (10) no gabinete do prefeito Gustavo Perissinotto. Estiveram presentes o vereador Serginho Carnevale e o representante da Comissão de Transportes da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Rio Claro, Irineu de Oliveira Prado.

No encontro, a comissão solicitou e foi informada sobre os vários ofícios apresentados por diversos vereadores relatando o problema das manobras e cobrando providências junto à concessionária Rumo, que administra a ferrovia. As queixas são referentes às interrupções no trânsito nas passagens na linha férrea localizadas na Avenida 8, Avenida 7 e Avenida 13 durante as manobras das composições ferroviárias.

Representantes do Executivo, Legislativo e Comissão de Transportes da OAB-Rio Claro estiveram reunidos nessa segunda.

Além de tomar conhecimento sobre as demandas da população em relação à ferrovia, Carnevale explica que a comissão também vai buscar formas de amenizar os transtornos causados pelas manobras. “Para uma próxima reunião, ficou decidido que a comissão fará um estudo da legislação com relação aos trens, de trânsito nacional, com relação à manobra dos trens, para tentarmos chegar a um ponto mais racional sobre essas manobras que muitas vezes são realizadas em horário de pico”, relatou o vereador.

As queixas de motoristas sobre a obstrução da passagem da Avenida 7 para as manobras dos trens já foram tema de várias reportagens no JC. Ao ser questionada nessas ocasiões, a concessionária informou que o trabalho segue as normas para o setor.

Passageiros

A volta dos trens de passageiros também foi tema do encontro nessa segunda. A comissão da OAB solicitou informações sobre a posição do governo municipal em relação à reivindicação de que o projeto do Trem Intercidades também contemple Rio Claro. Inicialmente, o governo do estado anunciou avanços na proposta de retomada do transporte de passageiros para o interior de São Paulo, porém, somente até Campinas, com possibilidade de extensão até Americana.