A primeira fila de espera por consultas e exames zerada em Rio Claro pelo programa municipal Mais Saúde é na especialidade vascular. De acordo com dados contabilizados na segunda-feira (4) pela Central de Regulação Ambulatorial da Secretaria Municipal de Saúde, todas as pessoas que estavam aguardando na fila por uma consulta nessa especialidade, algumas desde 2012, já foram atendidas no Espaço Mais Saúde. Também todos os exames Doppler vasculares constantes dessa fila foram realizados.

Foram mais de 700 procedimentos entre consultas e exames feitos em menos de dois meses, nessa especialidade. Alguns desses pacientes já passaram também pelos exames e avaliações pré-cirúrgicas e as datas das cirurgias já estão sendo agendadas pela Central de Regulação.

“É a primeira de várias filas que pretendemos zerar. Nossa prioridade é, hoje e sempre, com a saúde da população. Para que chegássemos a resultados como este é que trocamos o carnaval e o balonismo pelos investimentos em Saúde”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A Secretaria de Saúde ressalta ainda que as consultas vasculares no Espaço Mais Saúde continuarão, agora atendendo a demanda semanal de pacientes que procurarem as unidades de saúde.
“Com o tempo, um paciente que necessita de atendimento com o médico vascular vai esperar menos de uma semana, entre a consulta, o exame e o retorno, algo inédito na rede pública de saúde de Rio Claro”, comenta o secretário de Saúde Djair Francisco.

Para o mês de janeiro a prefeitura já programou o início do atendimento em otorrinolaringologia no Espaço Mais Saúde. Também estão programados aumento nas consultas em cardiologia, exames de ultrassom e outras especialidades.

Para essa quinta-feira (7), estão agendadas mais 10 cirurgias vasculares. Na semana passada oito cirurgias foram realizadas. O agendamento dos pacientes atendidos no Espaço Mais Saúde é feito pela Central de Regulação Ambulatorial do SUS (Sistema Único de Saúde), que chama por telefone.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.