Imagem: Reprodução/Facebook/Instituto Biopesca

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Mais de 50 raias, três tubarões-martelo e uma mobula foram encontrados mortos em trecho de vegetação na praia de Tanigwá, em Peruíbe, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (23).

O Instituto Biopesca informou em suas redes sociais que foi acionado pela prefeitura para ir ao local e recolher as carcaças, que apresentavam marcas de interação com rede de pesca.

Segundo o biólogo Italo Bini, do Instituto Biopesca, a maioria das raias pertence à espécie Rhinoptera bonasus (raia ticonha) e algumas tiveram o seu ferrão cortado. As marcas sugerem que o corte foi feito com algum tipo de lâmina.
“Muito provavelmente, esses animais foram capturados por redes de pesca de arrasto, que têm como espécie alvo o camarão”, disse Rodrigo Valle, coordenador geral do instituto, na publicação nas redes sociais.

Segundo Valle, a pesca de arrasto é autorizada, mas desde que executada como técnica artesanal -sem que as redes sejam movidas por motores, por exemplo.

As carcaças foram encaminhadas para análise, e o instituto deve elaborar um relatório técnico sobre o caso.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%