Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em qual desses candidatos o(a) senhor(a) não votaria de jeito nenhum? Com esta pergunta, a Interativa Pesquisas, em parceria com o Jornal Cidade, avaliou o índice de rejeição aos nomes dos possíveis candidatos a prefeito(a) de Rio Claro em 2020 no cenário estimulado.

A maioria da população entrevistada, 52,75%, afirmou “não saber” em qual dos 12 nomes apresentados não votaria de jeito nenhum. Enquanto outros 22% dos entrevistados responderam não ter rejeição aos candidatos.

Apesar de ter ficado em primeiro lugar na pesquisa espontânea – que o JC divulgou no domingo passado – com 5% das intenções de voto, e com quase 7% das intenções na pesquisa estimulada, alcançando o quarto lugar, o atual prefeito João Teixeira Junior (DEM) ficou com 11,25% dos entrevistados que declararam não votar nele na próxima eleição, à frente dos outros nomes constantes da lista.

O ex-prefeito Du Altimari (MDB) aparece em seguida, com 6,50% de rejeição. A ex-vice-prefeita Olga Salomão (PT) aparece em terceiro com 1,75% de respostas negativas quanto a um voto ao seu nome. Gustavo Perissinotto (PSD), ex-secretário municipal na gestão MDB-PT, aparece com 1,50% de rejeição. O vereador Paulo Guedes (PSDB), que apareceu com 15% de intenções de voto na estimulada divulgada anteriormente, obteve 1,25% de rejeição entre os entrevistados. Valdir Andreeta (PTB), ex-presidente da Câmara Municipal, chega a 0,75% de rejeição.

O atual presidente da Casa de Leis, André Godoy (DEM), a vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB), o vereador Rogério Guedes (PSB) e o vereador Seron do Proerd (DEM) obtiveram 0,50% de rejeição cada. O ex-vereador e médico Geraldo Faria atingiu 0,25% de rejeição, enquanto a vereadora Carol Gomes (PSDB) não teve seu nome citado pelos entrevistados neste cenário, o que representa 0%.

Prefeito

Na avaliação de Alejandro Gonzalez, diretor da Interativa Pesquisas, o índice de 11,25% atribuído ao prefeito Juninho da Padaria não é alto. “11,25% para quem é prefeito não é uma rejeição alta. Para quem é prefeito é normal ter rejeição de 10% a 15%. Neste caso, ele não tem rejeição forte”, disse. De forma geral, com os demais nomes dos candidatos, “não existe uma rejeição grande aos candidatos citados na cidade”, pontua.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.