Livro reúne delícias árabes

227

Sidney Navas

 Yone Hussni une literatura e culinária em seu livro de receitas: ‘Grãos de Amor e Sementes de Felicidade”

Yone Hussni une literatura e culinária em seu livro de receitas: ‘Grãos de Amor e Sementes de Felicidade”

Com o título “Grãos de Amor e Sementes de Felicidade”, o livro escrito pela empresária Yone Hussni, reúne em suas 165 páginas, 135 receitas da tradicional e exótica cozinha árabe.

“Os próprios clientes que frequentavam o restaurante da minha família sempre queriam saber os segredos de nossas receitas e, a partir daí, tive essa ideia de escrever o livro”, frisa Yone Hussni.

A publicação foi lançada em outubro de 2010 em um jantar beneficente, cuja renda das vendas do livro acabou sendo revertida para o Fundo Social de Solidariedade da cidade. “Atualmente já estamos em nossa segunda edição e hoje ele pode ser encontrado no Hotel Itaipu e Restaurante Niazi”, fala.

A maioria das receitas é da própria família Hussni e veio da Síria, de Homs com a matriarca da família e foi passando de geração em geração. “Algumas delas foram por mim modificadas”, explica Yone. O livro é uma mistura de literatura com culinária. “Foi simples escrevê-lo e as receitas fluíram naturalmente. Nele eu falo também sobre a vinda da família Hussni para o Brasil e tento preservar autenticidade das receitas”, observa.

As entradas são os pratos de maior preferência do público, como, por exemplo, o quibe cru, o Homus que é a pasta de grão-de-bico, o Babaganuch, que é a pasta de berinjela, a coalhada seca e o tabule. “Em relação aos pratos quentes os preferidos são os charutos, tanto de repolho como de folha de uva, o arroz com lentilha que é a Mijadra, a abobrinha recheada, o quibe assado e as esfihas”, completa Yone Hussni. Verdadeiras delicias capazes de encher os olhos e de dar água na boca.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: