Usuários são pegos de surpresa com mudanças nas linhas Vale do Corumbataí e Jd. Novo

Favari Filho

Usuários são pegos de surpresa com mudanças nas linhas Vale do Corumbataí e Jd. Novo
Usuários são pegos de surpresa com mudanças nas linhas Vale do Corumbataí e Jd. Novo

Algumas linhas de ônibus circular de Rio Claro passaram por mudanças nos últimos dias e os usuários, desinformados, foram pegos de surpresa. As alterações levantadas pela equipe do Jornal Cidade apontam que as linhas que atendem a população da zona sul foram as mais afetadas, entre as quais se encontram a Vale do Corumbataí e Jardim Novo/Rodoviária.

O repórter esportivo Bidu, que é usuário assíduo do transporte público, diz que as mudanças não tiveram nenhum tipo de aviso prévio e que descobriu porque um amigo o avisou. “Saí do trabalho e fiquei esperando o Vale do Corumbataí no ponto e nada do ônibus passar. Foi quando chegou um conhecido e disse: ‘Essa linha não existe mais’. Fiquei surpreso, pois não vi nenhuma informação divulgada a respeito.”

O senhor Antônio Adilson, também passageiro da linha Vale do Corumbataí, é morador do bairro Maria Cristina. O passageiro afirma que as mudanças não afetaram a sua locomoção, pois continua tomando o ônibus diariamente no mesmo local. “Uso todos os dias e, tirando o nome da linha que mudou, o resto para mim continua igual. O ônibus passa em frente de casa de hora em hora.”

Já Silvia Tobias aponta para outro problema que a acometeu com as mudanças. Segundo a moça, que costuma pegar a linha Vila Paulista, o intervalo entre uma linha e outra ficou muito extenso e isso atrasa um pouco a sua locomoção. “Agora, o espaço entre um ônibus e outro ficou muito maior, por exemplo, acabou de passar um às 07h40, o próximo será somente às 09h15”, expõe.

A redação do JC entrou em contato com a Rápido São Paulo para esclarecimentos, contudo a empresa informou que quem responde pelas mudanças nas linhas é a Secretaria de Mobilidade Urbana, que através da assessoria esclareceu que a rota conhecida como Vale do Corumbataí teve o nome trocado para Centenário para atender também aos moradores do Residencial Sebastião dos Santos Lima.

A linha Jardim Novo/Rodoviária, que tinha o último ônibus partindo da Estação às 23h30, teve sua circulação encurtada em três horas e meia. De acordo com a assessoria, a região é atendida por outra linha que faz o percurso Jardim Novo/Inocoop, pois a demanda de passageiros para o Terminal Rodoviário a partir das 20 horas era muito baixa.

Com relação às reclamações recebidas de que algumas linhas circulam sem cobrador e que, portanto, o motorista acumula o serviço de receber as passagens, o JC apurou que a informação não confere e que sua ausência, ainda segundo a assessoria, se deve ao fato de que, atualmente, em mais de 70% das viagens, as tarifas são pagas usando o cartão eletrônico, pois a empresa oferece desconto de R$ 0,10 para quem os utiliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.