Alvo de reclamação, terreno em frente a condomínio no Jardim Panorama seria área pública

Fabíola Cunha

Alvo de reclamação, terreno em frente a condomínio no Jardim Panorama seria área pública
Alvo de reclamação, terreno em frente a condomínio no Jardim Panorama seria área pública

O secretário de Manutenção e Paisagismo de Rio claro, Sérgio Guilherme, anunciou nessa terça-feira (20) que a prefeitura já começa a intervir nos terrenos que não receberam manutenção de seus proprietários.

O prazo para limpeza dos espaços terminou ontem e, a partir desta quarta-feira, equipes da secretaria devem agir em toda a cidade. Guilherme foi entrevistado no Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan AM 1.410 kHz e, questionado por ouvintes sobre terrenos que são de propriedade pública municipal, ele adiantou: “Estamos trabalhando nas áreas verdes do Cidade Jardim, Jardim São Paulo, Jardim Itapuã, essa intervenção é para que não haja reclamação nesse sentido e, quando houver algo que não estiver de acordo, peço que as pessoas nos passem endereço para que tomemos as providências cabíveis, pode ser pelo 156 ou Atende Fácil”.

Sobre áreas públicas, na última semana a Redação recebeu reclamação sobre um terreno na Rua 22, Avenida 60, do Jardim Panorama, em frente ao condomínio Recanto Paraíso, que seria público. O espaço apresentava-se parcialmente limpo, sem mato, mas em uma extremidade havia entulho e vegetação crescida.

Já na ocasião, a prefeitura informou, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, que a informação de abandono de áreas públicas não procedia, pois “a limpeza e capinação de áreas públicas são feitas ininterruptamente pela prefeitura em todo o município, que é dividido por setores para a realização dos vários serviços que incluem, além da limpeza desses imóveis, limpeza e capinação de canteiros centrais, rotatórias, praças, áreas de preservação ambiental, poda de árvores, limpeza nas vias públicas”.

Guilherme destaca na entrevista que deve focalizar os terrenos particulares após a manutenção das áreas públicas já citadas, e que, para o proprietário, é mais barato contratar serviço particular que esperar a secretaria intervir: “Sai muito mais barato a pessoa fazer serviço de limpeza particular, não é nosso objetivo fazer a cobrança, o que queremos é que faça limpeza, que deixe em ordem, mas nosso custo sai bem mais caro, pois há taxas”, explica.

Ele também aconselha os proprietários a manterem os terrenos cuidados sempre: “a pessoa tem que fazer manutenção de forma cotidiana, alguns têm inclusive uma equipe regular para isso”. Para ouvir a entrevista na íntegra, clique no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.