AVENIDA BRASIL

Vivian Guilherme

O limite de velocidade na Rua 3-A e na Avenida Brasil, no trecho entre a Avenida 50-A e o trevo de entrada da cidade, é de 50 quilômetros por hora
O limite de velocidade na Rua 3-A e na Avenida Brasil, no trecho entre a Avenida 50-A e o trevo de entrada da cidade, é de 50 quilômetros por hora

Quem utiliza diariamente o trecho da Rua 3-A ou Avenida Brasil, entre a Avenida 50-A e o trevo da Rodovia Wilson Finardi, certamente já se pegou reclamando do limite de velocidade imposto para as vias. A sinalização indica 50 quilômetros por hora como o limite para trafegar no extenso trecho. Ainda, as vias são regularmente pontos de radar móvel, pelo menos uma vez por semana.

Enquanto a velocidade permitida na Avenida Brasil é considerada por muitos baixa demais, quem trafega pela Avenida Rio Claro reclama do excesso, já que na via o máximo permitido é de 60 quilômetros por hora.

O comerciante Otávio Almeida Guimarães Neto não se conforma. “Na Avenida Brasil o limite tinha que ser 60, é um trecho de trânsito rápido e não tem escolas, não tem nada. Enquanto que na Avenida Rio Claro há comércios, residências e o limite é 60, tinha que ser o contrário”, argumenta, apontando ainda o radar móvel, que estava instalado nessa sexta-feira (26) em frente ao seu estabelecimento comercial na Rua 3-A. “O problema nem é pagar a multa, é saber para onde vai esse dinheiro. As ruas estão todas esburacadas”, esbraveja.

A professora Eliana Ferreira Ventura, que utiliza diariamente a Avenida Brasil, também concorda que o limite de velocidade deveria ser ampliado para 60 quilômetros por hora. “Na Brasil deveria ser igual à Visconde, pelo menos no trecho entre o Supermercado Paulistão e a Tigre.” A opinião é compartilhada pelo publicitário Marcelo Cruz. “Sou a favor de aumentar para 60 quilômetros por hora, sim”, afirma.

Questionada sobre os critérios utilizados para estabelecer o limite de velocidade nas vias do município, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana explica que os quesitos são técnicos e variados. Em nota, a secretaria afirmou que “diversos detalhes influenciam na velocidade máxima permitida em uma rua ou avenida. O nível de semaforização, a existência de passagens de um lado a outro, a presença de intersecções na via e a distância entre elas, a possibilidade ou não de se fazer o retorno, o tipo de ocupação imobiliária (estabelecimentos comerciais, indústrias, escolas, residências etc), o tipo de veículos que utilizam regularmente (carros, veículos de grande porte, bicicletas etc), o índice de acidentes aferidos, a geometria e desenho, entre outros aspectos.

Questionada, em específico, sobre os motivos do limite de velocidade na Avenida Brasil/Rua 3-A e Avenida Visconde do Rio Claro, a secretaria apenas se limitou a informar: “Ao se levarem em conta os itens (mencionados acima) e outros detalhes em consideração, a determinação do limite de velocidade tem o objetivo de garantir mais segurança no trânsito”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.