Foto: A esquerda o Babalorixá Raul Marcelo, ao centro o líder religioso Babalawo Àwise Okedipe Diekola e a direita o príncipe Femi Longe

O líder do culto religioso tradicional Yoruba e o culto à Ifá na Nigéria, Babalawo Àwise Okedipe Diekola, visitou a cidade de Rio Claro, onde participou da programação da Semana da Consciência Negra, recebendo homenagem em ato cívico na última sexta-feira (20) e com participação em “live”  sobre a prática religiosa durante a pandemia juntamente com babalorixás de Rio Claro no último sábado (21).

A vinda para Rio Claro partiu do convite do Babalorixá Raul Marcelo, da casa Ilé Àwise Orisa Àbolá. “Como ele já estava no Brasil desde outubro para fortalecer a nossa religião por vários estados, decidimos convidá-lo para a inauguração da casa que coordeno e aproximar outras culturas”, comenta Raul.

Em visita à sede do Jornal Cidade na manhã desta terça-feira (24), Babalawo Àwise disse ter gostado muito da cidade e que pretende voltar outras vezes. “É uma cidade bastante acolhedora, mas o que estranhei é não poder ter o contato com as pessoas devido à pandemia, mas quando tudo isso passar vamos nos abraçar e mostrar o carinho que temos um pelo outro”, destaca.

O príncipe da cidade de Ijagba, estado do Ondo na Nigéria, Femi Longe, que integra a comitiva religiosa como tradutor do Babalawo, disse que intenção da vinda para o Brasil é unir outras crenças. “O objetivo é unir a umbanda e o candomblé e seguirmos um caminho de integração, resgatando as raízes da religião”.

O Babalawo, após a visita no Estado de São Paulo, seguiu para o Rio de Janeiro para dar seguimento ao trabalho de fortalecimento da religião naquele estado.

Na cidade de Rio Claro existem duas casas com culto religioso tradicional Yoruba e culta à Ifá. A Casa Vovó Serafim Ogum Três Espadas e a casa Ilé Àwise Orisa Àbolá.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.