Promotoria recorre para prender homem que manteve filha de três anos sem alimentação por 40 dias no Jardim Portugal em Rio Claro. Criança segue internada na Santa Casa. Foto: Ministério Público de SP.

Homem de 36 anos foi detido no Jardim Portugal na última sexta-feira (2) e liberado um dia depois na audiência de custódia

Segue com desdobramentos o caso que chocou a cidade de Rio Claro e ganhou repercussão nacional. Uma criança de três anos foi resgatada na última sexta-feira (2), após sobreviver havia mais de 40 dias sem receber alimentação. O responsável por isso foi o próprio pai, um homem de 36 anos.

Após ser preso e acusado por maus-tratos, ele ganhou liberdade na audiência de custódia, fato que desagradou à Promotoria de Justiça, que ingressou com recurso contra a decisão. Para o promotor Cássio Sartori, o pai deve ser preso preventivamente: “Entendo se tratar de uma tentativa de homicídio, pois o preso tinha o dever de alimentar a filha e, consequentemente, evitar o resultado morte”, disse a autoridade.

No recurso, Sartori cita ações em tramitação na Vara de Família apontando que o pai impedia aproximações entre a menina e a avó materna. Esta, por sua vez, procurava-o com frequência para ajudar financeiramente e com alimentos. Oficiais de Justiça já haviam tentado entrar no apartamento anteriormente, mas foram impedidos pelo pai.

Ainda segundo o promotor, inventário de bens deixados pela mãe do acusado aponta que ele tinha bens e recursos financeiros para alimentar a filha. Já a mãe da criança faleceu quando a filha tinha poucos dias de vida.

A vítima está internada na Santa Casa de Rio Claro e, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital, tem respondido bem ao tratamento, mas ainda não consegue falar e chora bastante.

No final da tarde de ontem (5), o Conselho Tutelar de Rio Claro divulgou a seguinte nota diante da repercussão: “Esclarecemos que os casos que envolvem crianças e adolescentes, assim como as medidas aplicadas pelo Conselho Tutelar são mantidas sob sigilo, a fim de preservar a imagem e os direitos das crianças e adolescentes atendidos pelo órgão. Por fim, agradecemos a preocupação de toda a população em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes”.

Na sessão da Câmara Municipal dessa segunda-feira (5), um requerimento de autoria do vereador Serginho Carnevale, que foi assinado por outros parlamentares, também cita o caso: “Que a Polícia Civil de Rio Claro envide esforços na elucidação da ocorrência bárbara e chocante que causou comoção em todo o país”.

O caso

Aos três anos, a criança foi resgatada desnutrida e com os ossos à mostra. Ela foi encontrada em um apartamento no Jardim Portugal, juntamente com o pai, que um dia antes já havia impedido um oficial de Justiça de entrar no local. A vítima estava em um colchão, apenas de fralda e mal conseguia falar.

Consta no boletim de ocorrência que no apartamento não havia qualquer tipo de alimento e que o pai disse que ele e a filha não se alimentavam havia 40 dias e que iria ficar no local até ambos morrerem. Também alegou que não quis procurar ajuda.

Criança é resgatada em Rio Claro após não ser alimentada pelo pai há mais de 40 dias.
Criança de apenas três anos de idade estava sem ser alimentada pelo pai há mais de 40 dias.