Entulho disposto em área verde logo ao final da Rua 16. Criança se arrisca perto de objetos cortantes no Parque Mãe Preta

Carine Corrêa

Entulho, madeira e outros resíduos. Todo esse material atualmente vem sendo descartado irregularmente em uma área pública próxima à Rua 16 com a Rua 26, no bairro Mãe Preta.

Síndica de um condomínio da região, Mara Celia Mondini reclama que há pelo menos seis anos observa o problema naquela área. “A questão é que os moradores aqui da Rua 16 não respeitam. Descartam lixo nesses locais sem o menor pudor”, diz, indignada.

Entulho disposto em área verde logo ao final da Rua 16. Criança se arrisca perto de objetos cortantes no Parque Mãe Preta
Entulho disposto em área verde logo ao final da Rua 16. Criança se arrisca perto de objetos cortantes no Parque Mãe Preta

Ela informou que, em novembro do ano passado, a prefeitura realizou a limpeza do lugar. Alguns meses depois, em março, retornou e fez uma nova limpeza. No entanto, o problema continua. “Deixaram um tanque na esquina do condomínio. Eu não vou retirar. A pessoa que fez isso deveria ter consciência e retirá-lo dali. Não adianta limpar, porque as pessoas insistem na sujeira”, acrescentou.

Ela diz que no dia 7 protocolou nova reclamação. A limpeza foi realizada, mas o material foi amontoado ao pé de uma grande árvore. “Não sei se um caminhão veio remover esse material. Fora que, quando fazem a limpeza com o trator, o maquinário acaba danificando a calçada. Não adianta fazer o serviço dessa forma”, concluiu.

Prefeitura

A Prefeitura de Rio Claro comunica à população que denúncias envolvendo infrações ambientais nesse sentido podem ser encaminhadas à Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), no setor de Resíduos Sólidos, através do telefone 3522-1981.

A administração diz ainda que o infrator está sujeito ao pagamento de multa, mas que isso acontece apenas quando há flagrante ou quando a testemunha tiver provas comprovando que a pessoa fez o descarte em local inadequado. Quando questionado em relação a essa área no Mãe Preta, o poder público disse que “atua em todas as situações em que existem resíduos depositados irregularmente”.

Rio Claro tem lei que proíbe o descarte irregular de lixo na rua fora das lixeiras ou recipientes apropriados. A Lei municipal nº 4.675/2014 foi aprovada em dezembro de 2014 e está em vigor, mas carece de regulamentação para que seja de fato efetiva. A lei estabelece multa de 45 UFMRCs (Unidades Fiscais do Município de Rio Claro) a cada infração cometida. Cada unidade fiscal vale R$ 2,5068. A aplicação da multa é progressiva, ou seja, o valor sobe conforme o número de reincidências.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.