Carine Corrêa

Lixo e invasão em Área de Preservação Permanente (APP) ameaçam corpo hídrico que atravessa bairro Jardim Bandeirantes
Lixo e invasão em Área de Preservação Permanente (APP) ameaçam corpo hídrico que atravessa bairro Jardim Bandeirantes

Alguns dos efeitos da ocupação urbana de forma desordenada podem ser avistados na Estrada da Bomba, no bairro Jardim Bandeirantes, próximo à região do São Miguel.

Antonio Donizete Lopes lamenta o lixo que vem se acumulando no acesso de terra. “Fora o lixo descartado de forma incorreta, há ainda uma tubulação que está liberando mau cheiro. Lamentável”, queixou-se.

Assim que recebeu a denúncia sobre o assunto via reportagem do Jornal Cidade, a concessionária Odebrecht Ambiental – responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Rio Claro – encaminhou uma equipe de operações até o local para realizar as vistorias necessárias.

“No local -Avenida 18-JB com a Rua 9-JB foi verificado que todo o sistema de esgoto encontra-se em plena condição de normalidade, sem nenhum vazamento. Na área onde predominam lixo e muito entulho foi encontrado um PV (Poço de Visita) danificado. O dano pode ter ocorrido durante alguma ação de terceiros ou vândalos na área. O reparo desse PV foi programado para ocorrer nesta terça-feira (10)”, esclareceu a concessionária em nota.

Para preservar os cursos hídricos do município, a concessionária explica que faz o monitoramento de 57 pontos com datas definidas de acordo com uma programação mensal de coletas. A Prefeitura de Rio Claro foi procurada sobre o acúmulo de lixo no acesso, mas não se manifestou até o fechamento da edição impressa desta terça-feira (10).

Preservação

Pesquisadores do Instituto de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, desenvolveram um estudo que relaciona a arborização com a saúde mental. A pesquisa aponta que quanto mais árvores, menos quadros de depressão são identificados. Os dados analisados foram coletados no período de 2009 a 2010. Entre as informações consideradas estão a quantidade de árvores nas proximidades das casas dos pacientes e as informações médicas acerca da saúde mental de cada um.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.