A LANXESS, multinacional líder global em especialidades químicas, decidiu encerrar sua produção na fábrica de Rio Claro. A produção nessa unidade está voltada, principalmente, para a industrialização de herbicidas e de produtos químicos para borracha para dois clientes específicos, que decidiram encerrar seus contratos de cooperação com a companhia. Além disso, a empresa produz nessa planta, também, aditivos lubrificantes e sistemas de uretanos. A multinacional assumiu essa unidade produtiva, com cerca de 70 empregados, como parte da aquisição da empresa química Chemtura.

 Após uma profunda análise da atividade da fábrica, chegamos à conclusão que não poderemos mais operar nessas instalações, de forma competitiva, após o término desses dois contratos de industrialização”, afirma Eliane Siviero, CEO da LANXESS Brasil. “Com base em nossos valores, decidimos comunicar essa decisão com uma antecedência razoável. Nossa prioridade agora é entrar em negociações com as lideranças sindicais, para encontrar, o quanto antes, a melhor solução possível que atenda às necessidades dos colaboradores impactados”.

O grupo passará a cobrir a demanda por aditivos lubrificantes no Brasil, por meio da sua rede global de produção. Os negócios de sistemas de uretanos na região da América do Sul serão gerenciados pelas unidades de Porto Feliz e São Paulo. Em Porto Feliz, o grupo opera a produção de pigmentos inorgânicos, aditivos de borracha, bladders e plásticos de alto desempenho. Já em São Paulo, localiza-se a sede da companhia no Brasil.

LANXESS no Brasil

A LANXESS possui cerca de 1.100 empregados em 9 unidades no Brasil. Destes, cerca de 600 empregados trabalham em 5 unidades da ARLANXEO, uma joint venture da LANXESS e da Saudi Aramco para a produção de borracha sintética.

Sobre a LANXESS

A LANXESS é uma empresa líder de especialidades químicas com vendas de 7,7 bilhões de euros em 2016 e aproximadamente 19.200 empregados em 25 países. Atualmente a empresa está representada em 74 locais de produção, em todo o mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de intermediários de borracha, especialidades químicas e plásticos. Através da ARLANXEO, joint venture com a Saudi Aramco, a LANXESS também é um fornecedor líder de borracha sintética. A LANXESS é listada nos principais índices de sustentabilidade  Dow Jones Sustainability Index (DJSI World) e FTSE4Good.

Declarações prospectivas  

Este comunicado de imprensa contém certas declarações prospectivas, incluindo premissas, opiniões, expectativas, e pontos de vista da empresa ou citados a partir de fontes de terceiros. Diversos riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas, e outros fatores poderão fazer com que os resultados reais, situação financeira, desenvolvimento ou desempenho da LANXESS AG difiram materialmente das estimativas expressas ou implícitas neste documento. A LANXESS AG não garante que as premissas que sustentam tais declarações prospectivas estão livres de erros, nem aceita qualquer responsabilidade pelo rigor das opiniões expressadas nesta apresentação ou pela real ocorrência dos desenvolvimentos previstos. A LANXESS AG não aceita nenhuma responsabilidade, nem direta e nem indiretamente, por quaisquer informações, estimativas, metas e opiniões contidas neste documento, e seus leitores não devem depender delas. A LANXESS AG não se responsabiliza quanto a erros, omissões ou distorções contidas neste documento,  e, por conseguinte, nenhum representante da LANXESS AG ou de qualquer de suas empresas afiliadas ou qualquer um de seus membros aceitam qualquer responsabilidade direta ou indiretamente, relativa à utilização deste documento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.