RAMON ROSSI

Araras terá um projeto pioneiro na cidade, que vai oferecer tecnologia de ponta aos alunos da rede municipal de ensino. O FabLab (Laboratório de Fabricação Digital), instalado próximo à Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, no Centro, será inaugurado nesta sexta-feira (11), às 10h.

O laboratório de inovação tecnológica pretende agregar novos conhecimentos à grade regular do ensino fundamental, principalmente estudantes do ciclo 2, do 5° ao 9° ano. No local será possível a elaboração de projetos na área de robótica e a utilização de impressora 3D.

O FabLab terá ainda máquinas para prototipagem, corte em vinil, routers, entre outros aparelhos necessários para a fabricação de peças utilizadas nos projetos desenvolvidos por alunos e professores.

Conhecido como um espaço de fabricação digital, o laboratório fornece ferramentas controladas por computador e materiais para a produção rápida de objetos, estimulando a inovação em um ambiente colaborativo.

Os laboratórios fazem parte da rede mundial criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), e o espaço de Araras também será credenciado junto ao Instituto, possibilitando inclusive o acesso ao banco de projetos mundial da rede e web conferência para troca de informações entre os usuários.

O FabLab de Araras também vai disponibilizar espaços que poderão ser utilizados pela comunidade. “Teremos estrutura para coworking e já estamos elaborando um projeto em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico nesse sentido. Além disso, teremos também o Open Day, quando alunos de universidades ou profissionais das mais diversas áreas poderão usar nossos equipamentos, obedecendo à tabela de preços públicos, para realizar projetos particulares. Esses recursos do Open Day serão convertidos em novos materiais para o FabLab”, acrescenta o secretário de Educação, Bruno Roza.

Araras será uma das poucas cidades do Estado de São Paulo a oferecer um FabLab municipal – o projeto já existe em escolas particulares, unidades do sistema S (Sesi, Senai e Senac) e instituições voltadas à tecnologia.

O FabLab conta com investimentos do Governo Federal, por meio da Qese (Quota Estadual de Salário Educação), e começou a ser elaborado em 2019 quando uma equipe da Secretaria Municipal de Educação visitou a feira Bett Brasil Educar, a maior em inovação tecnológica da América Latina. 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.