O cenário espontâneo da pesquisa JC/Statsol mostra que o eleitorado entrevistado ainda tem grandes dúvidas sobre a quem direcionará o voto a prefeito(a) de Rio Claro nas eleições 2020. O índice “não sabe/não respondeu” chega a 62,03%, enquanto “branco/nulo” a 19,18% do total.

O prefeito João Teixeira Junior (DEM), o Juninho da Padaria, é o nome mais lembrado com 5,43% das intenções no cenário espontâneo, ainda que todos os nomes indicados estejam dentro da margem de erro de 5% para mais ou para menos na pesquisa. No levantamento, os munícipes expressam livremente suas intenções. Diante disso, 0,18% dos entrevistados chegaram a citar “Democratas” na resposta, partido do prefeito Juninho.

Em seguida aparece o candidato a prefeito do PSD, advogado Gustavo Perissinotto, que disputa pela segunda vez a eleição à Prefeitura Municipal. Ele recebeu 5,07% das intenções neste levantamento, à frente da candidata Maria do Carmo Guilherme (MDB), que chegou a 3,07%. O candidato do PDT, Delegado Nivaldo, aparece em quarto com 1,08% das intenções na pesquisa espontânea. O médico Dr. Affonso Salati, candidato a prefeito pelo PSC, recebeu 0,90% no cenário em questão.

Em seguida ocorre novamente o fato dos entrevistados citarem apenas um partido, no caso o PSOL, com 0,54%. Este é o mesmo índice da própria candidata a prefeita do partido, Aldenir Cardoso, também com 0,54%. O vereador Paulo Guedes (PSDB), que não é candidato a prefeito, aparece com 0,36%, assim como João Guilherme (candidato a prefeito do PT), Márcia Berbel (candidata a prefeita do PSB) e Valdir Andreeta, do PTB, (que não é candidato).

Logo após aparecem com 0,18% cada um: Sérgio Santoro, Du Altimari, o Democratas – conforme citado anteriormente – e Luciano (aqui não se sabe qual, por conta de o entrevistador não questionar, uma vez que o entrevistado faz a declaração da sua intenção livremente no cenário).

Clique aqui e confira também o resultado da pesquisa estimulada.

Metodologia

Realizadas de forma presencial, pesquisas respeitaram protocolos

Para elaboração da lista de candidatos de todos os cenários da pesquisa em parceria com o instituto Statsol, o Jornal Cidade utilizou-se da manifestação dos próprios candidatos até o dia 16 de setembro, último dia em que puderam realizar suas convenções partidárias, totalizando oito postulantes.

No dia 20, data em que foi registrada a pesquisa na Justiça Eleitoral sob o número de código SP-04039/2020, foi realizada a consulta no portal oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ainda não havia nenhuma candidatura oficializada.

A pesquisa JC/Statsol foi realizada entre os dias 20 e 23 de setembro, com 545 pessoas em todas as regiões do município de Rio Claro, presencialmente em residências dos munícipes, respeitando distanciamento e protocolos de higiene para segurança dos munícipes e da equipe de entrevistadores. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.