Juninho da Padaria (prefeito de RC) e Maurício Monteiro (secretário de Saúde de RC) em coletiva sobre o coronavírus (Foto de arquivo)

Em pronunciamento na manhã desta terça-feira (1°), o prefeito de Rio Claro, Juninho da Padaria, declarou o posicionamento do município frente à decisão do Governo do Estado de regredir todas as cidades para a fase amarela do Plano SP.

Ao lado do vice-prefeito, Marco Antonio Bellagamba, do Secretário de Saúde, Maurício Monteiro, e do secretário de Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante, Juninho informou que Rio Claro acatará o retorno à fase amarela, mas manterá o horário estendido do comércio, que deve ficar aberto das 9h às 22h durante o mês de Dezembro. O shopping center e o boulevard irão funcionar das 9 às 23 horas.

Além do horário comercial, nesta fase fica mantido o horário de funcionamento que vinha sendo adotado pelas academias. Bares e restaurantes podem atender até as 22 horas, sendo que os consumidores devem ser acomodados sentados. O mesmo vale para eventos públicos e privados, que podem se estender até às 22 horas, com público sentado. Cultos e celebrações religiosas continuam autorizados com as normas de segurança sanitária.

O posicionamento da prefeitura foi decidido após uma reunião do comitê de enfrentamento da pandemia de Covid-19, que analisou que a situação de Rio Claro não é grave a ponto de haver a necessidade de reduzir o horário do comércio. As outras determinações da fase amarela do Plano SP serão seguidas no município.

Juninho lamentou os casos de Covid-19 em Rio Claro e os 149 óbitos em decorrência da doença no município, mas reafirmou diversas vezes que os índices da cidade são melhores do que a maioria do restante do estado, principalmente com relação à ocupação dos leitos de UTI. Atualmente, Rio Claro tem 10 pacientes de coronavírus internados em UTIs.

Mesmo ressaltando os bons números do município, o prefeito pediu que a população siga se cuidando e evitando qualquer tipo de aglomeração, mesmo com o horário ampliado do comércio sendo mantido.

Durante sua fala, Juninho ainda ressaltou que Rio Claro não está entre as 62 cidades do estado que apresentaram maiores taxas de aumento de internação e ocupação de leitos por pacientes contaminados pelo coronavírus.

O vice-prefeito e secretário de segurança, Marco Antonio Bellagamba, falou sobre a fiscalização no município e disse que, com a volta à fase amarela, este tipo de ação será intensificado para evitar que os casos de covid-19 voltem a subir.

Confira abaixou o pronunciamento completo da Prefeitura de Rio Claro:

https://www.facebook.com/prefeituraderioclarosp/videos/161341345675907

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.