Divulgação

A partir do dia 5 de janeiro de 2015, os candidatos aprovados na edição de 2014 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) poderão obter os certificados de conclusão do Ensino Fundamental ou atestados para a eliminação de áreas de conhecimento.

Para obter a certificação, o estudante deverá comparecer à escola onde realizou o exame com R.G. original. No caso de provas aplicadas em escolas da rede municipal ou particular, os certificados ficarão disponíveis na diretoria de ensino a qual a escola pertence.

Os candidatos que desejam solicitar certificado de conclusão com aproveitamento de estudos e, também, aqueles interessados em obter comprovante de eliminação de áreas de conhecimento deverão enviar o pedido e os documentos necessários para uma escola ou diretoria de ensino.

As orientações da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação (CIMA), ainda tratam dos certificados dos candidatos reclusos nas unidades prisionais do Estado e na Fundação Casa.

Encceja

A avaliação é realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em parceria com a Educação. Os candidatos responderam questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais e Redação.

Para ser considerado aprovado, é necessário que o estudante possua, na data de realização das provas, no mínimo 15 anos e tenha o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Além disso, deverá atingir nota 5 em Redação.

Além do Encceja, a Educação também oferece outras opções de avaliações e cursos para a conclusão dos estudos que podem ser consultadas por meio da página Educação de Jovens e Adultos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.