Caroline Erbetta Carneiro tinha 25 anos. Ao lado, o marido Rafael

A morte da jovem Caroline Erbetta Carneiro, de apenas 25 anos, nesta sexta-feira (2) traz um alerta antigo para os cuidados com a dengue no município de Rio Claro. Isto por que de acordo com a família da vítima, os exames confirmam que Caroline faleceu em decorrência de dengue grave – nome dado ao antigo quadro de dengue hemorrágica. O setor de Vigilância Epidemiológica do município confirmou à reportagem do JC que o óbito está em investigação.

Funcionária de uma conhecida fábrica de estofados da cidade, Caroline estava grávida e o parto precisou ser realizado durante a sua internação. O bebê, Alice, que nasceu de sete meses, está internado na UTI Neonatal do hospital São Rafael. De acordo com o marido Rafael Buschinelli Carneiro, a então gestante teve o primeiro sintoma de dores nas pernas na semana passada. A jovem estava afastada do trabalho por conta da pandemia da Covid-19 e ficava em casa. “Depois começou a ter febre, depois dor nas costas e peito, falta de ar”, explica.

Após passar pela terceira vez por atendimento, os médicos decidiram interná-la no domingo (28) para colocá-la para receber oxigênio. Por estar grávida, foi direto para a UTI. “O pulmão começou a encher de água, atacou bastante, por isso estava com dificuldade de respirar”, relata Rafael.

Os exames para diagnóstico de coronavírus foram negativados, porém para dengue positivou. “Consequentemente atacou o fígado, onde a dengue grave atua. Por isso já até estavam descartando ser Covid antes do resultado dos exames. Com a respiração fraca, precisou ser intubada para aumentar a oxigenação. Com isso precisou fazer o parto da nossa bebê Alice na quarta-feira, dia 31”, prossegue.

Apesar dos riscos, a cesárea correu dentro da normalidade. Pela prematuridade do bebê, ela foi internada na UTI Neonatal e está bem. Diante disso, a mãe Caroline voltou também para a UTI e seu quadro teve oscilações no rim e na pressão sanguínea. Na madrugada de hoje, por volta das 2h40, ela não resistiu ao agravamento dos sintomas e faleceu.

“Tudo começou com uma dorzinha, achamos que era pela gravidez, mas quando teve a febre que ficamos assustados. Agradeço a ela pela luta que teve, foi muito firme, aguentou bastante. Agradeço a ela pelo maior presente que ela deu, que é a Alice. Eu amo muito ela. Carol é minha vida e continuará sendo sempre”, finaliza Rafael, que também agradeceu à equipe do Hospital São Rafael, bem como o médico Dr. Luciano Vacari e demais integrantes. O velório de Caroline se inicia às 13h e o sepultamento ocorrerá às 17h, ambos, no Cemitério Parque das Palmeiras.

UM ANO DEPOIS

No final do mês de março do ano passado, Barbara Negrão Cigagna Mantovani de 32 anos faleceu também em decorrência de dengue pouco tempo depois do parto. Relembre o caso clicando aqui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.