Jovem faz vaquinha para cursar design em Portugal

Jovem faz vaquinha para cursar design em Portugal

A jovem rio-clarense Julia de Azevedo Santana, de 18 anos, está prestes a realizar o sonho de sua vida: estudar fora do país. Aprovada no curso de Design Audiovisual no Instituto Politécnico do Cávado, em Portugal, a estudante da Cidade Azul realiza uma arrecadação virtual, a chamada “vaquinha”, para conseguir bancar os custos do curso e também de sua moradia no país.

“É um instituto de ensino público, uma universidade pública, mas, como serei estrangeira, é necessário pagar um custo anual que, se convertido para a nossa moeda, dá em torno de R$ 10 mil por ano. Serão três anos de curso e não existe opção de bolsa de estudo para alunos internacionais”, relata.

SONHO

Moradora do Parque São Jorge, Julia conta que, atualmente, trabalha de forma informal para custear o que precisa com os preparativos, mas também ajuda em casa.

“Minha mãe é manicure e meu pai está afastado do trabalho desde 2021, quando foi diagnosticado com Lúpus, e ainda não se restabeleceu, por isso resolvi lançar a vaquinha, pedindo ajuda para o valor do curso e também para meu sustento lá, afinal, o período é integral, o que limita minhas opções de trabalho”, conta.

Julia arrecada R$ 50 mil na vaquinha que está sendo feita online, através do link: https://encr.pw/P3k7R.

ESFORÇO

Dedicada e estudiosa, aos 18 anos, a rio-clarense fez o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, por onde conseguiu a aprovação para a vaga em Portugal e também foi aprovada no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, na Unesp de Bauru, mas seu sonho falava mais alto.

“Não me matricular foi a decisão mais difícil da vida, pois os resultados de Portugal ainda não tinham saído, mas eu não me matriculei, pois estava disposta a estudar por mais um ano para ir para lá, não iria desistir tão fácil de um sonho que tenho desde sempre”, explica a estudante.

Julia conta ainda que fez o cursinho Metamorfose oferecido pela Unesp, para alunos de baixa renda da escola pública.

“Sempre me dediquei muito, busquei estudar fora anteriormente, mas felizmente está ocorrendo agora, acredito que, com a ajuda, vou realizar o meu sonho”, finaliza a jovem de 18 anos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.