Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O levantamento JC/Statsol mostra um grande índice entre o eleitorado rio-clarense sobre para quem irá seu voto a deputado ou deputada federal. A taxa de pessoas que não sabem ou não responderam em quem votarão chega a 58,5%. Os brancos/nulos aparecem em 13,1% dos entrevistados, enquanto a abstenção está em 2%. Confira a seguir o gráfico.

Nomes de 30 pessoas foram citados na pesquisa, além de partidos. Em primeiro apareceu Alessandro Almeida (Podemos), atual vereador de Rio Claro com 4,8%. Guilherme Boulos (PSOL), que foi candidato a presidente na eleição de 2018, está em seguida com 2,5%. Flavinho recebeu 1,8% das intenções, enquanto a ex-ministra Marina Silva (Rede) com 1,5%, mesmo índice que o Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu como indicação de voto de legenda.

Cesinha da Madureira vem na sequência com 1,2% e o atual deputado federal Miguel Lombardi (PL), de Limeira, com 1%. O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o atual deputado federal Celso Russomano, o Partido Liberal (PL) – do presidente Jair Bolsonaro –, o Delegado Lima (PP) e o atual vereador de Rio Claro, Hernani Leonhardt (MDB) – segundo rio-clarense mais citado na lista – com 0,8% cada.

Os deputados federais Marco Feliciano, Paulo Freire Costa, Carla Zambelli e Sâmia Bomfim estão com 0,7% das intenções. Renata Abreu, deputada federal, Marçal e o deputado federal Kim Kataguiri e Fabio Teruel receberam 0,5%. Marcos Bráz, Ivan Sartori, Delegado da Cunha, Jackson Villar, Capitão Augusto, Enrico Misasi, David Soares, Alvaro Camarinha, Italo Lorenzon aparecem com 0,3%, enquanto Baleia Rossi, Orlando e Delegado Palumbo surgem com 0,2%.

Metodologia – A pesquisa JC/Statsol foi registrada sob o nº SP-04593/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram entrevistadas 600 pessoas com mais de 18 anos de idade, de 23 a 29 de setembro, presencialmente em 11 regiões de Rio Claro, nos mais variados bairros. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A empresa Statsol tem 22 anos de mercado e atua com procedimentos padrões certificados pelo Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (SP-PR-MT-MS). A instituição tem expertise em pesquisas de estatísticas para empresas privadas, prefeituras e empresas públicas. A pesquisa a presidente não foi registrada seguindo determinação do TSE.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.