A Prefeitura de Rio Claro está com licitação aberta, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para a contratação de uma empresa que vai executar a elaboração de inventário, tratamento técnico, recolhimento, arquivamento e destinação de acervo da Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’ (Feena). A abertura dos envelopes acontece já na próxima quinta-feira (4).

Foi em 2019 que a administração municipal, em parceria com a Fundação Florestal, iniciou o serviço de inventário dos documentos históricos que pertenceram ao engenheiro que criou o Museu do Eucalipto e foi gestor do antigo Horto Florestal da cidade, mas o trabalho foi paralisado por conta da pandemia da Covid-19. O trabalho incluiu a reforma de algumas peças de mobiliário que contribuirão com o acondicionamento futuro dos documentos. Essa etapa foi concluída.

Após acordo judicial entre a Prefeitura e o Ministério Público, será retomado o trabalho do inventário dos documentos, resgatando e disponibilizando de maneira sistematizada informações originais consideradas importantes, que atualmente encontram-se dispersas e acondicionadas de maneira inadequada, sobretudo, dentro do Solar Navarro de Andrade, que foi residência oficial do engenheiro que dá nome ao imóvel e à Feena. O trabalho, em geral, deve durar até 120 dias.

Segundo comunicou à reportagem do JC a Fundação Florestal, gestora da Feena, o acervo abriga diversos tipos de documentos de natureza arquivística, museológica e bibliográfica, como revistas, relatórios, livros, fotografias e outros documentos históricos. “A área que atualmente consiste na Feena atravessou múltiplos marcos na história do Estado e do município, originalmente como local de produção de café, produto que trouxe grande crescimento à cidade de Rio Claro, e vindo mais tarde a abrigar as pesquisas realizadas pelo Engenheiro Edmundo Navarro de Andrade, assim como sua biblioteca de pesquisa, e eventualmente documentos históricos desta época e da época da Fepasa”, diz a Fundação Florestal.

A autarquia vinculada ao Governo do Estado de SP lembra que, além disso, a Floresta é referência de lazer e de beleza natural para Rio Claro, sendo ponto comum de destinação do tempo livre dos munícipes e suas famílias e amigos. “O acervo histórico da Feena então, é de grande importância de preservação de muitos momentos históricos e culturais de Rio Claro e também do Estado de São Paulo”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.