“Meu sonho é ser cabeleireiro e ter um futuro na vida”. É assim que o adolescente Paulo (nome fictício) que cumpre medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Rio Claro, imagina sua vida daqui alguns anos. Uma visão bem diferente da que ele tinha há 10 meses quando se envolveu com o tráfico de drogas. “Na escola meus amigos falaram que a única forma de ganhar dinheiro era essa, então eu passei a vender cocaína, até que eu vim parar aqui”, afirma o jovem.

Três meses se passaram e agora o que ele tem nas mãos são cadernos e livros e a oportunidade de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL que acontece nesta terça (12) e quarta-feira (13).

No total, foram inscritos 332 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação em 86 centros de atendimento da Fundação CASA. Em Rio Claro, ele é o único. Ao contrário dos outros anos, em 2017 o Enem PPL destina-se apenas a jovens e adultos que concluíram ou estão na última série do Ensino Médio. Aqueles com 18 anos ou mais que pretendem a certificação do Ensino Médio participarão do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional), cujos testes serão nos dias 19 e 20 de dezembro.

O Enem PPL, como o Enem geral, dá a possibilidade aos adolescentes de acessar os programas públicos de Ensino Superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Na Fundação CASA, a preparação o exame acontece principalmente no período da educação escolar, cujas aulas são ministradas por professores da Secretaria Estadual da Educação. A educação formal na Fundação segue o calendário e o material didático da rede pública estadual.

Para o coordenador pedagógico Gláucio da Silva, que acompanha o adolescente, é muito gratificante ver esse processo de mudança: “Eu fico feliz em ver jovens tendo acesso a esse exame como se fosse um jovem fora da privação de liberdade. O nosso trabalho propicia que eles desenvolvam conhecimentos de qualquer conteúdo que tenha na prova”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%