Qual seria o lugar perfeito para você passar seus dias depois dos 60 anos? De acordo com a 2ª edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), projeto do Instituto Mongeral Aegon que mostra as cidades mais bem preparadas para o envelhecimento da população, esse lugar é São Caetano do Sul (SP). Na 1ª edição, Santos foi apontado como o melhor município. Aliás, das dez cidades mais bem colocados na edição 2020 do IDL, nove são do Estado de São Paulo. Os resultados foram divididos em duas categorias: cidades grandes com mais de 100 mil habitantes e cidades pequenas, com menos de 100 mil habitantes. Rio Claro se encaixa na primeira categoria e ficou na 60ª colocação.

A elaboração do ranking foi baseada em sete variáveis: indicadores gerais, cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, cultura e engajamento. Cada um deles totaliza uma nota. O estudo, de acordo com os responsáveis, aponta de forma clara e objetiva os pontos positivos e negativos dessas cidades para que gestores, governantes e representantes da sociedade civil possam pensar em ações efetivas que promovam o aumento da longevidade com qualidade de vida nestas localidades. É também um meio para qualquer cidadão conhecer as condições que seu município proporciona para um envelhecimento ativo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.