Divulgação

Fique atento ao período de inscrições. Você pode se inscrever no Enem 2015, exclusivamente pela internet (www.enem.inep.gov.br). Leia o edital com atenção e preencha todos os campos solicitados de forma precisa. Mantenha seus dados de contato (e-mail e telefone) atualizados.

O Inep poderá enviar informações importantes sobre o exame e as comunicações serão feitas pelos contatos informados na inscrição, sendo assim utilize um e-mail que você usa constantemente. Para a inscrição será necessário informar um número de celular e/ou telefone fixo válidos, criar pergunta e resposta de segurança e o e-mail cadastrado não poderá ser utilizado por mais de um participante. O valor a ser pago é de R$ 63,00 e o prazo final de pagamento é 21h59 do dia 10/06/2015.

Qualquer alteração nos dados cadastrais, opção de cidade de provas ou de língua estrangeira serão permitidas apenas durante o período de inscrição.

Razões para fazer o Enem

Mais de 60 universidades federais em todo o país aderiram ao SISU (Sistema de Seleção Unificada). O aluno se inscreve no SISU e, conforme sua pontuação, pode escolher vaga em qualquer das universidades federais participantes. Para muitas universidades, o Enem ainda não é a única etapa de seleção, mas é ingrediente importante no processo de escolha de alunos.

Há universidades federais que não aderiram ao SISU, mas utilizam o Enem em parte de seu processo seletivo, há universidades estaduais que acrescentam a nota do Enem em seus próprios processos seletivos. E há cerca de 500 universidades e faculdades privadas que utilizam o Enem como forma de ingresso para suas vagas.

Adultos que não concluíram o Ensino Médio podem obter certificação se prestarem Enem e obtiverem uma nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. O programa Ciência Sem Fronteiras pretende conceder mais de 100 mil bolsas de graduação e pós-graduação no exterior para estudantes brasileiros.

2015-06-04-ESTUDANTESPODEMSEINSCREVERPELO.jpg

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.