Sindicatos locais mencionam “pacote de maldades” anunciado pela presidente Dilma Rousseff recentemente

Antonio Archangelo

Sindicatos locais mencionam “pacote de maldades” anunciado pela presidente Dilma Rousseff recentemente
Sindicatos locais mencionam “pacote de maldades” anunciado pela presidente Dilma Rousseff recentemente

O início do ano tem preocupado especialistas em relação à economia brasileira e os reflexos já podem ser contabilizados em Rio Claro. Se, no ano passado, a indústria local contabilizou uma redução de aproximadamente 2.200 postos de trabalho industriais, de acordo com relatório da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), este ano o cenário é mais pessimista. Logo no início do ano, muitas indústrias “decretaram” férias coletivas e têm deixado trabalhares intranquilos.

Além de indústrias do setor metalúrgico, que não tiveram os nomes revelados, o procedimento para reduzir custos com pagamento de salários atinge outros setores, como o de linha branca, entre elas a Whirlpool.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, “a Whirlpool Latin America informa que concedeu férias coletivas aos funcionários das linhas de operação das manufaturas, no período de 9 a 23 de fevereiro, e das áreas administrativas, de 11 a 23 de fevereiro, nas unidades de Rio Claro (SP), Joinville (SC) e São Paulo (SP). A medida foi adotada para equilibrar o volume de produtos em estoque à demanda de mercado. Os departamentos de vendas, faturamento, atendimento ao consumidor e logística permanecem operando com equipe reduzida durante o período de férias coletivas”, avisa.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Material, Químicas e Farmacêuticas de Rio Claro e região, Francisco Quintino, existe uma mobilização para se fazer o enfrentamento contra as medidas anunciadas pelo governo federal, entre elas a mudança em direitos trabalhistas.

“Já sentimos algum impacto, não como no setor automobilístico ou de linha branca. Estamos engajados e preocupados com a recessão econômica e, principalmente, na garantia de direitos do trabalhador”, disse o sindicalista à reportagem do Jornal Cidade.

A assessoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e região confirma que “algumas indústrias de Rio Claro estão dando férias coletivas”, não informando quais. O Jornal Cidade não obteve êxito de contato com o dirigente sindical Milton Suenson para comentar a situação. Cabe lembrar que, no início do ano, o diretor regional do Ciesp e Fiesp, Assed Bittar Filho, disse que os índices podem ser piores.

“Se pegarmos todos os níveis de desemprego na indústria de todo o Estado de São Paulo, fomos a que teve um menor nível de desemprego, porém nos preocupa, já que é um índice crescente, em todas as regionais. Em 2015 teremos uma situação pior. O índice de desemprego crescerá. Se você analisar, quase todos os segmentos estão registrando perda de postos de trabalho. A causa todo mundo sabe: juros altos, inflação, carga tributária abusiva, isso só piora no país. A nossa esperança é esta nova equipe econômica anunciada pela presidente Dilma, que deve aplicar remédio amargo, mas que trará credibilidade para que o empresário volte a investir, e o mercado externo também”, comentou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.