Ranking de 2023 traz município com destaque para eixo industrial, no qual está à frente de cidades da região e capitais como Brasília, Belo Horizonte e São Paulo

Rio Claro voltou a aparecer no Ranking 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios. O estudo foi publicado ontem (7) pela Urban Systems e Revista Exame. É analisado o macro cenário de cada município, com dados de várias fontes, como nesta edição o Censo 2022 do IBGE, considerando saldo de empregos, diversidade econômica, empregabilidade, gestão fiscal, tempo médio de abertura de novos negócios, entre outros. São sete os eixos: Comercial, Industrial, Serviços, Educação, Mercado Imobiliário, Agropecuária e Saúde. E Rio Claro aparece em quatro deles: industrial (13ª), agropecuária (17ª), mercado imobiliário (92ª) e comercial (94ª).

Industrial

O maior destaque de Rio Claro no ranking é neste eixo, na 13ª colocação. Joinville (SC) lidera no primeiro lugar. O município rio-clarense ficou à frente de Piracicaba (21ª), São Carlos (29ª), Araras (34ª), Limeira (48ª), Araraquara (68ª) e até mesmo capitais como Brasília (64ª) e Belo Horizonte (81ª) e a capital paulista, que sequer esteve na lista das 100 melhores do eixo. Foram analisados indicadores de empregos na indústria, média e alta remuneração, estabelecimentos industriais, renda nominal do setor, exportação industrial, distância de aeroportos e portos, entre outros.

Agropecuária

Rio Claro ficou na 17ª colocação e Barreiras (BA) está na liderança. Também aparecem Limeira (16ª), Piracicaba (26ª), São Paulo (28ª), Araraquara (52ª) e São Carlos (85ª). Consideram os recortes sobre empregos no setor, salários médios e altos, produção lavoura permanente ou temporária, exportações, entre outros.

Mercado Imobiliário

A Cidade Azul figurou na 92ª colocação, mas a capital paulista é a primeira colocada. Também estão no ranking Campinas (11ª), Americana (21ª) e Limeira (67ª). No eixo foram analisados dados de indicadores como empregos no setor de construção civil, empresas do setor, novos domicílios, estabelecimentos comerciais e de serviços.

Comercial

Com Rio Claro na 94ª colocação, o município que lidera o eixo é São Paulo. Também aparecem Campinas (24ª), Piracicaba (41ª), São Carlos (51ª) e Limeira (57ª). Foram analisados indicadores de empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador varejista e atacadista, quantidade de estabelecimentos varejistas e atacadistas, empregos em ambos setores, crescimento populacional, entre outros.

RANKING

O estudo, que chega à 10ª edição neste ano, é realizado com 319 cidades com mais de 100 mil habitantes de todo o Brasil. Segundo a Urban Systems, são averiguados até 21 indicadores dentro de cada eixo e o ranking traz uma visão segmentada, tendo em vista as diferentes questões que tornam uma cidade atraente para investimentos, considerando fatores econômicos distintos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.